Repositório Digital

A- A A+

Análise fatorial confirmatória através dos softwares R e Mplus

.

Análise fatorial confirmatória através dos softwares R e Mplus

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise fatorial confirmatória através dos softwares R e Mplus
Autor León, Daniela Andrea Droguett
Orientador Fachel, Jandyra Maria Guimarães
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
Assunto Análise fatorial
Estimacao estatistica
Métodos estatísticos
Resumo Nesta monografia apresentamos o trabalho desenvolvido com a finalidade de estudar a técnica de análise fatorial confirmatória (AFC) no que diz respeito à teoria e também a aplicação da técnica por meio computacional. São apresentados diversos conceitos e etapas da AFC, como por exemplo, a construção de diagramas de caminhos, conceito e diferenciação de variáveis latentes e observáveis, identificação e processo de modelagem estatística, estimação dos parâmetros, entre outros. Para tal. realizou-se uma revisão na literatura e foram desenvolvidos dois tutoriais: um mediante utilização do software R e outro mediante o software Mplus, este último com um estimador enfocado em variáveis categóricas (WLSMV). Foi apresentado uma aplicação e resultados da AFC para a validação de um instrumento de medida (com escala ordinal) nos dois softwares acima citados provenientes de uma pesquisa real. Também, foi avaliado o desempenho de ambos os softwares a fim de ressaltar similaridades, diferenças e limitações de cada um.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31630
Arquivos Descrição Formato
000784196.pdf (2.121Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.