Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVarriale, Maria Cristinapt_BR
dc.contributor.authorMota, Sabrina Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31632pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é investigar a possibilidade da apropriação de conceitos relativos à função afim por alunos do 1º Ano, do Ensino Médio, a partir de uma intervenção prática intermediada por ferramentas tecnológicas. Foi proposta então uma sequência didática através da qual pretende-se que as atividades aí incluídas contribuam para o desenvolvimento da capacidade de expressar algébrica e graficamente uma Função Afim, reconhecendo que seu gráfico é uma reta, relacionando os coeficientes da equação da reta com o gráfico traçado com o uso do software GeoGebra. Após a elaboração e a aplicação desta seqüência, a análise dos resultados obtidos mostrou que é possível, em pouco tempo, desenvolver o estudo desejado e que os conceitos trabalhados podem contribuir para uma ampliação das experiências dos estudantes e da sua compreensão do campo conceitual, no que se refere às funções. Os softwares podem tornar as aulas mais interativas: os alunos se sentem mais à vontade com os conteúdos que estão sendo trabalhados, e deixam de ser apenas receptores, passando a ser agentes do seu próprio conhecimento, manipulando os softwares, investigando as atividades, trabalhando de acordo com seu ritmo. Ressalta-se ainda, a importância da comunicação e interação entre os alunos, uma vez que, em um ambiente informatizado, eles têm maior liberdade para conversar e trocar idéias sobre a atividade que estão desenvolvendo.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate the possibility of appropriation of concepts relating to the similar function for students of 1st year of high school, from a practical intervention mediated by technological tools. It was then proposed a didactic sequence through which it is intended that the activities included therein contribute to the development of the ability to express affine functions, algebraically and graphically, recognizing that its graph is a straight line, relating the coefficients of the equation of a line with the graph plotted by using GeoGebra software. After the development and application of this sequence, the analysis of the results showed that it is possible in a short time to develop the desired study and learning concepts that can contribute to a broadening of students' experiences and their understanding of the conceptual field as refers to functions. Software can make more interactive classes: students feel more comfortable with the contents that are being worked on, and are not merely receivers, becoming agents of their own knowledge, manipulating the software, investigating the activities, working your own pace. It is emphasized also the importance of communication and interaction among students, once in a computerized environment, they have greater freedom to talk and exchange ideas about the activity they are developing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAffine functionen
dc.subjectFuncoespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectMatemática no cotidianopt_BR
dc.subjectExperiences with GeoGebraen
dc.subjectSoftware : Geometriapt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleFunção afim no cotidianopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783854pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples