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Gestão de desempenho por competências no Banco Alfa : avaliação do modelo vigente

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Gestão de desempenho por competências no Banco Alfa : avaliação do modelo vigente

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Título Gestão de desempenho por competências no Banco Alfa : avaliação do modelo vigente
Autor Bittencourt, Felipe Gabriel Dobler
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Avaliação de desempenho
Gestão de desempenho
Resumo O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos funcionários da Agência Canoas do Banco Alfa acerca da Gestão de Desempenho por Competências para identificar, a partir da opinião de todos os indivíduos envolvidos no processo, os méritos e deméritos da ferramenta, além de propor sugestões visando sua melhoria. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa descritiva, com coleta de dados por meio de um questionário fechado, cujas doze perguntas contemplam oito itens de apreciação: conhecimento a respeito da GDP; condução do processo; auto-avaliação e planejamento de carreira; relacionamento interpessoal; aprendizagem organizacional; importância do feedback; tempo para estudo e aperfeiçoamento; satisfação com o modelo vigente. De acordo com as respostas dos cinqüenta questionários, os colaboradores da Agência Canoas vislumbram como positivo o uso da Gestão de Desempenho por Competências enquanto ferramenta de avaliação, mas apontam alguns componentes do processo que precisam de correção, como as falhas na definição das expectativas dos gestores a respeito do trabalho dos subordinados, a falta de registro periódico de anotações por parte dos avaliadores e a conseqüente sensação de limitada aprendizagem organizacional. De um modo geral, os dez funcionários que ocupam os dois cargos superiores na hierarquia da Agência Canoas demonstraram maior conhecimento a respeito do processo e um grau de aprovação mais alto à avaliação de desempenho por competências. Apesar de reconhecer os méritos da Gestão de Desempenho por Competências, como a oportunidade para a auto-avaliação e a escassez de conflitos gerados pelo processo, o grupo pesquisado demonstrou especial preocupação no tocante ao planejamento de carreira e à ausência de padronização do acompanhamento da avaliação por parte dos gestores, o que compromete a qualidade do feedback recebido.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31634
Arquivos Descrição Formato
000781844.pdf (239.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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