Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCattani, Airtonpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-06T06:01:23Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn1415-8876pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31645pt_BR
dc.description.abstractAs atuais tecnologias de informação e comunicação têm oferecido múltiplas possibilidades de ação quando aplicadas à educação. No entanto, suas diversas aplicações costumam ocorrer em ambientes de ensino/aprendizagem usuais (escolas, universidades, centros de estudo e pesquisa), sendo utilizados por usuários para os quais o estudo é sua principal atividade. O objetivo deste trabalho é apontar as possibilidades oferecidas pela telemática como ferramenta de formação profissional de trabalhadores da construção civil, cujo acesso a esses recursos em geral é difícil. Empregando uma abordagem interdisciplinar, envolvendo arquitetura, engenharia, educação, psicologia e informática, são apresentados os princípios teóricos e os resultados obtidos na implementação de um experimento informático/telemático destinado à capacitação de trabalhadores da construção civil em leitura e interpretação de plantas arquitetônicas.pt_BR
dc.description.abstractCurrent information and communication technologies offer a multitude of possibilities when applied to education. However, such technologies are usually employed in teaching/learning environments (schools, universities, research and education centres), and are employed by users whose main activity is studying. The aim of this study is to indicate the possibilities offered by telematics as a tool for training construction workers, for whom access to these resources is not usually easy. Using an interdisciplinary approach involving architecture, engineering, education, psychology, and computer science, it presents the theoretical principles and the results obtained from an experiment in which a web site for training construction workers in reading and interpreting architectural drawings was developed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAmbiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre, RS. Vol. 3, n. 1 (jan./mar. 2003), p. 83-92pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional trainingen
dc.subjectConstrucao civil : Operariospt_BR
dc.subjectReading of drawingsen
dc.subjectEnsino por computador : Treinamento profissionalpt_BR
dc.subjectLong distance educationen
dc.subjectConstrucao : Gerenciamentopt_BR
dc.subjectConstrucao civil : Leitura de plantaspt_BR
dc.subjectExpressão gráfica da linguagempt_BR
dc.titleUtilização de recursos da tecnologia da informação para qualificação de trabalhadores da construção civil em leitura e interpretação de plantas =The use of information technology for training construction workers in reading and interpreting planspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000378166pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples