Repositório Digital

A- A A+

Estudo de caso sobre estratégias de resolução de problemas de Matemática no ensino médio

.

Estudo de caso sobre estratégias de resolução de problemas de Matemática no ensino médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo de caso sobre estratégias de resolução de problemas de Matemática no ensino médio
Autor Abbott, Fernando Baptista
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Matemática : Ensino : Aprendizagem
Matemática : Ensino médio
Problemas matemáticos
Professores : Formacao
[en] Heuristics
[en] Problems
[en] Solutions
[en] Strategies
Resumo Este trabalho trata de um estudo de caso sobre estratégias de resolução de problemas de matemática no ensino médio, a partir da heurística de resolução proposta por George Polya. A parte prática do trabalho foi realizada no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com um grupo de alunos do terceiro ano do ensino médio. Nesta prática, foram propostos aos alunos problemas de matemática de concursos vestibulares. A partir do exame das situações apresentadas pelos estudantes, analisamos as estratégias à luz da heurística de resolução de problemas de Polya. Os resultados obtidos permitiram concluir que é possível identificar e relacionar os principais aspectos desta heurística com as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver os problemas propostos em sala de aula.
Abstract The purpose of this work is to show a case study about strategies for solving mathematical problems in high school, from the heuristics for solving problems proposed by George Polya. The practical part of this work has been carried out at Colégio de Aplicação (CAp) – UFRGS, a school from the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, with a group of students in the third year of high school. For the practice, the students were given math problems taken from university entrance examinations. The solutions reached by the students were, therefore, analyzed from the heuristics for solving problems by Polya. The results showed that it is possible to identify and relate the principal aspects of this heuristic method with the strategies used by the students to solve the math problems proposed in class.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31671
Arquivos Descrição Formato
000784040.pdf (1.505Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.