Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorAbbott, Fernando Baptistapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-06T06:01:36Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31671pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata de um estudo de caso sobre estratégias de resolução de problemas de matemática no ensino médio, a partir da heurística de resolução proposta por George Polya. A parte prática do trabalho foi realizada no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com um grupo de alunos do terceiro ano do ensino médio. Nesta prática, foram propostos aos alunos problemas de matemática de concursos vestibulares. A partir do exame das situações apresentadas pelos estudantes, analisamos as estratégias à luz da heurística de resolução de problemas de Polya. Os resultados obtidos permitiram concluir que é possível identificar e relacionar os principais aspectos desta heurística com as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver os problemas propostos em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this work is to show a case study about strategies for solving mathematical problems in high school, from the heuristics for solving problems proposed by George Polya. The practical part of this work has been carried out at Colégio de Aplicação (CAp) – UFRGS, a school from the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, with a group of students in the third year of high school. For the practice, the students were given math problems taken from university entrance examinations. The solutions reached by the students were, therefore, analyzed from the heuristics for solving problems by Polya. The results showed that it is possible to identify and relate the principal aspects of this heuristic method with the strategies used by the students to solve the math problems proposed in class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProblemsen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores : Formacaopt_BR
dc.subjectSolutionsen
dc.subjectStrategiesen
dc.subjectProblemas matemáticospt_BR
dc.subjectHeuristicsen
dc.subjectMatemática : Ensino médiopt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre estratégias de resolução de problemas de Matemática no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784040pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples