Repositório Digital

A- A A+

Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática

.

Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática
Autor D'avila Junior, Renato Elias dos Santos
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Escrita : Matemática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Resumo O uso da escrita como instrumento que influencia a aprendizagem matemática e contribui para análise da cognição tem sido objeto de interesse na educação matemática. Segundo Arthur Powell, aprendemos por meio de reflexão sobre nossas experiências e no modelo tradicional encontramos poucas situações em que o aluno é levado a refletir sobre a matemática que está estudando. O objetivo deste trabalho é destacar a potencialidade da escrita no desenvolvimento do pensamento matemático. Para conseguir expressar o raciocínio na forma de escrita é necessário que o estudante tenha clareza de todos os procedimentos a serem seguidos, ou seja, tenha domínio das regras a serem obedecidas. Na proposta prática, sugeri aos alunos, durante meu estágio, que descrevessem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão no conjunto dos números inteiros, e realizassem uma lista de exercícios com estas operações. A prática foi realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental em uma escola estadual do município de Porto Alegre. Com os resultados obtidos, percebi algumas dificuldades encontradas com relação aos conteúdos, e afirmo a necessidade de propor novas abordagens que levem em consideração o pensamento e o raciocínio dos estudantes.
Abstract The use of writing as a tool to influence learning and contributes to mathematical analysis of cognition has been the subject of interest in mathematics education. According to Arthur Powell, we learn from our experiences and reflections on the traditional model found few situations in which the student is led to reflect on the mathematics you are studying. The objective of this study is to highlight the potential of writing in the development of mathematical thinking. To be able to express the reasoning in the form of writing is necessary that the student has all the clarity of procedures to be followed, or has the field of rules to be obeyed. In practical proposal, suggested to the students during my internship, which describe the operations of addition, subtraction, multiplication and division in whole numbers, and perform a list of exercises with these operations. The practice was held with students from seventh grade of elementary school in a state school in the city of Porto Alegre. With the results, I noticed some difficulties with respect to content, and affirm the need to propose new approaches that take into account students' thinking and reasoning.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31672
Arquivos Descrição Formato
000784077.pdf (1.504Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.