Repositório Digital

A- A A+

O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática

.

O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática
Autor Fietz, Henrique Moura
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Estatistica : Ensino
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Modelagem matematica
Professores : Formacao
[en] Computer usage in education
[en] Mathematical modelling
[en] Statistics education
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes que realizam o Ensino Médio no Colégio Farroupilha, localizado na cidade de Porto Alegre. Pela realização desta, foi possível desenvolver alguns elementos e conceitos da Estatística básica, com o uso da ferramenta computacional Microsoft Excel. Inicialmente apresentarei a definição de Modelagem Matemática, tomando para o embasamento teórico os autores BARBOSA (2003), BASSANEZI (2002) e BIEMBENGUT (2004). Em seguida, buscarei destacar a importância da Estatística nos currículos escolares, citando DANTE (2008), JACOBINI e WODEWOTZKI (2005) e LOPES e MENDONÇA (2010), autores que defendem o ensino deste conteúdo na educação básica. Para finalizar, relatarei sobre a oficina realizada e os resultados obtidos, citando os obstáculos e aprendizados que este momento me proporcionou enquanto professor.
Abstract The present paper aims to introduce and discuss a proposal for a pedagogical activity which involves Mathematical Modelling. The trigger of this activity is the career planning of High School students from the Colégio Farroupilha, located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. By using the computer tool Microsoft Excel it was possible to develop some elements and concepts of basic statistics with this activity. As a starting point, the definition of what is Mathematical Modelling will be presented using the authors BARBOSA (2003), BASSANEZI (2002) and BIEMBENGUT (2004) as Theoretical grounds. Next, the importance of Statistics in High School programs will be shown, using DANTE (2008), JACOBINI and WODEWOTZKI (2005) and LOPES and MENDONÇA (2010), authors who believe that the subject should be taught on the basic education system level. As a conclusion the workshop experiences will be shared, as well as the results obtained, mentioning the difficulties and the knowledge that this experience has brought to me as a teacher.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31675
Arquivos Descrição Formato
000784065.pdf (1.834Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.