Repositório Digital

A- A A+

Diretrizes para a melhoria dos processos de projeto, aquisição e instalação de elevadores utilizando conceitos de gestão da cadeia de suprimentos

.

Diretrizes para a melhoria dos processos de projeto, aquisição e instalação de elevadores utilizando conceitos de gestão da cadeia de suprimentos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Diretrizes para a melhoria dos processos de projeto, aquisição e instalação de elevadores utilizando conceitos de gestão da cadeia de suprimentos
Outro título Guidelines for the improvement of design, procurement and installation of lifts using supply chain management concepts
Autor Azambuja, Marcelo Menna Barreto
Formoso, Carlos Torres
Resumo O presente artigo propõe diretrizes para a melhoria dos processos de projeto, aquisição e instalação de elevadores utilizando conceitos de gestão da cadeia de suprimentos. A pesquisa foi dividida em três etapas. Inicialmente, foi realizada uma caracterização inicial dos processos e problemas existentes, compreendendo uma revisão bibliográfica e a aplicação de entrevistas com arquitetos, engenheiros e especialistas em construção civil. Na segunda etapa foi realizado um estudo de caso do relacionamento dos agentes da cadeia, de forma a detalhar os fluxos de materiais e informações entre os mesmos. Assim, foram realizadas entrevistas com fabricantes e montadores de elevadores, visitas em canteiros de obras, análise de documentos e um levantamento de percepções com usuários finais de elevadores. Finalmente, os dados foram analisados visando propor melhorias nos processos estudados. Problemas relacionados às práticas de cooperação, à falta de integração e coordenação dos fluxos de materiais e informações entre os agentes indicam oportunidades para a aplicação dos conceitos na melhoria dos processos.
Abstract This paper proposes guidelines to improve the process of design, procurement and installation of lifts, using supply chain management concepts. The research study was divided into three stages. Initially, the lift design, procurement and installation process and its main problems were described in general terms, based on a literature review and also on interviews with architects, engineers and specialists in construction management and engineering. In the second stage, a case study on the relationship between the agents was carried out, aiming to identify problems in both material and information flows. That involved interviews with lift manufacturers and installers, visits to construction sites, analysis of documents, and also a survey with lift final users. In the final stage, data were analyzed and a set of guidelines for improving the process under investigation was proposed. Problems related to the insufficient co-operation between agents and to the lack of coordination and integration of material and information flows were identified, suggesting that there are opportunities to apply supply management concepts for process improvement.
Contido em Ambiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre, RS. Vol. 3, n. 3 (jul./set. 2003), p. 77-94
Assunto Cadeia de suprimentos
Construção civil
Elevadores
Gestão
[en] Lifts
[en] Materials and information flows
[en] Process integration
[en] Supply chain management
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/31695
Arquivos Descrição Formato
000427847.pdf (828.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.