Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRhoden, Marisa Ignez dos Santospt_BR
dc.contributor.authorFranzmann, Brunopt_BR
dc.date.accessioned2011-09-15T06:01:58Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31786pt_BR
dc.description.abstractEm um cenário empresarial cada vez mais complexo e turbulento, a necessidade de se planejar o futuro e profissionalizar os processos gerenciais aumenta substancialmente. Além de tal fato, em pequenas empresas a utilização de ferramentas como o planejamento estratégico costuma ser dificultada, por tratar-se de um tema complexo, abrangente, e que exige qualificação dos gestores na implementação. Considerando que existe um número muito maior de pequenas empresas do que de grandes empresas no país, o presente trabalho buscou, através de um estudo de casos múltiplos, demonstrar como três empresas gaúchas de pequeno porte estão operando o processo de planejamento estratégico, com vistas a atingir seus objetivos. Deste modo, identificou-se que, apesar de possuírem um conhecimento restrito acerca do assunto, os empresários das pequenas empresas estudadas entendem o conceito básico, percebem a importância e buscam aplicar a ferramenta em suas organizações. O produto final deste estudo é uma descrição da relevância, do modo de utilização e dos resultados obtidos através da utilização do planejamento estratégico em três empresas de pequeno porte do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.description.abstractIn a competitive market that gets more complex and turbulent by the minute, the need to plan ahead and professionalize the managerial process grows substantially. Furthermore, in small companies, the utilization of tools like strategic planning is usually difficult, since it is a complex and broad matter, and one that needs the managers to be qualified enough to implement it. Considering that there is a far greater number of small companies than large ones in the country, this work has aimed, through a multiple case study, to show how three small companies from the state of Rio Grande do Sul are conducting the strategic planning process with a view to reaching their goals. This way, it was discovered that, despite having limited knowledge on the subject, the managers of the small companies that were analyzed understand its basic concept, realize its importance and try to apply it in their organizations. The final product of this study is a description of the relevance, the way to utilize, and the results obtained through the use of strategic planning in three small companies from Rio Grande do Sul.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPequenas empresaspt_BR
dc.subjectStrategyen
dc.subjectSmall Ccompanyen
dc.titleO processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Manoela Silveira dospt_BR
dc.identifier.nrb000772163pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples