Repositório Digital

A- A A+

Imagens, mitos políticos e os candidatos herdeiros de votos

.

Imagens, mitos políticos e os candidatos herdeiros de votos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Imagens, mitos políticos e os candidatos herdeiros de votos
Autor Nunes, Bruna
Orientador Weber, Maria Helena
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Imagem pública
Propaganda política
Resumo O objetivo desta monografia é identificar quais as estratégias adotadas pelos candidatos a deputado estadual, nas eleições 2010, Edegar Pretto, Christopher Goulart e Juliana Brizola com o intuito de absorver a imagem pública de seus familiares para facilitar a conquista de uma vaga na Assembléia Legislativa Gaúcha. Além disso, pretende-se entender como essa apropriação foi realizada e se é válida. Os políticos referenciados por estes jovens candidatos são, respectivamente, Adão Pretto, João Goulart e Leonel Brizola. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi coletado material de suas campanhas eleitorais – material impresso e propagandas políticas transmitidas na televisão - para então serem analisados a partir do método da análise de conteúdo. Para realização do método, criou-se uma categorização que identifica em quais aspectos os candidatos tentaram apoiar sua imagem ao seu familiar. Vê-se que os três candidatos a Assembléia utilizaram diversas formas de apropriação, principalmente resgatando fotografias, frases e ideais políticos. Por fim, conclui-se que para alcançar seus objetivos – usar as imagens públicas de seus avôs/pai como alentador de suas candidaturas - os candidatos tiveram que abdicar de suas próprias imagens para não interferir na identificação do eleitor com o familiar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31802
Arquivos Descrição Formato
000785550.pdf (6.048Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.