Repositório Digital

A- A A+

Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários

.

Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários
Autor Santos, Diego Augusto dos
Orientador Carvalho, Helenice
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Capital social
Redes sociais
Twitter (Site)
Resumo As redes sociais virtuais são grupos de pessoas e organizações integrados a partir das ferramentas da internet. Nesse ambiente, todos os indivíduos inseridos conquistaram a possibilidade de gerar conteúdo, opinar sobre qualquer assunto ou pessoa, e de se relacionar, podendo afirmar, aumentar ou até mesmo desgastar sua imagem. O presente trabalho analisa as características da comunicação de personalidades conhecidas, com poder de influência, que já utilizam outras mídias com o objetivo de verificar qual o nível de participação do Twitter no processo de acúmulo de capital social e sua relevância na manutenção da imagem e suas marcas. Para tanto, foram utilizadas como objeto de estudo as contas do Twitter de João Doria Jr., Eike Batista e Roberto Justus que utilizam essas redes para realização de estratégias de comunicação, a fim de verificar seu comportamento no site de redes sociais Twitter. A análise do gerenciamento do capital social e da imagem no ciberespaço foi realizada por meio da netnografia como metodologia de pesquisa. Constatamos que, apesar de uma ferramenta de muito potencial, o Twitter não desempenha papel relevante no acúmulo de capital social e manutenção da imagem. As interações off-line, e a utilização das mídias tradicionais contribuem mais e são utilizadas de forma mais inteligente para obtenção de resultados. Mesmo com a adesão da mídia virtual e as redes sociais on-line, as estratégias de comunicação ainda são pouco exploradas e não se mostram determinantes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31804
Arquivos Descrição Formato
000785562.pdf (1.184Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.