Repositório Digital

A- A A+

Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa

.

Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa
Autor Postal, Laura Casotti
Orientador Pieniz, Mônica
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Marketing de relacionamento
Redes sociais
Resumo Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema o marketing de relacionamento e sua utilização pelas empresas com foco nas redes sociais. Para tal, é realizada, primeiramente, uma distinção entre marketing e relações públicas para se chegar ao marketing de relacionamento. Após, é apresentado o marketing de relacionamento na web, através de definições de internet, web e redes sociais. O objeto de estudo foi o marketing de relacionamento nas redes sociais da Melissa, marca de calçados de plástico. A marca utiliza de diferentes redes para se relacionar com as suas consumidoras: Blog, Facebook, Twitter, Youtube e Fickr. Foi definido como objetivo geral investigar a forma como a Melissa se relaciona com as suas clientes nessas redes. Os objetivos específicos do trabalho foram estudar a história da Melissa a fim de entender o seu posicionamento atual nas redes sociais, analisar as redes sociais utilizadas pela marca, analisar a interação entre a marca e as suas clientes nessas redes e avaliar as práticas utilizadas pela Melissa nesses meios. Para isso foi utilizada como metodologia os preceitos do estudo de caso, utilizando de diferentes fontes para a coleta de dados: documentos, observação direta e observação participante. A principal conclusão que se chegou foi que, embora a Melissa utilize de várias redes bem estruturadas para falar com as suas consumidoras, não as utiliza para ouvir e dar retornos às clientes, o que é a questão central em um relacionamento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31816
Arquivos Descrição Formato
000785577.pdf (8.382Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.