Repositório Digital

A- A A+

Comunicação institucional de Porto Alegre na web : a vitrine da Copa 2014

.

Comunicação institucional de Porto Alegre na web : a vitrine da Copa 2014

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comunicação institucional de Porto Alegre na web : a vitrine da Copa 2014
Autor La Rosa, Marcela Silva
Orientador Muller, Karla Maria
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação institucional
Mídia digital
[en] Culture
[en] Digital media
[en] Identity
[en] Institutional communications
[en] Tourism
Resumo Um estudo de caso sobre a comunicação institucional de Porto Alegre na web, visando a Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014, em que a cidade será uma das sedes do evento realizado no Brasil. Analisou-se como os sites institucionais da cidade e das organizações ligadas diretamente aos jogos, como o Ministério do Turismo e a Fifa podem contribuir com a divulgação institucional do município de Porto Alegre, usando como alavanca a Copa de 2014. Para se atingir esses objetivos foi utilizado o método de estudo de caso e as técnicas de pesquisa bibliográfica, análise documental e análise de conteúdo, onde se analisou quatro sites institucionais onde Porto Alegre aparece como cidade-sede do evento. Verificou-se que os sites, de forma geral, apresentam as marcas da cultura Porto Alegrense, porém com diferentes ênfases e níveis de aprofundamento. Concluiu-se que a situação dos sites locais em termos de comunicação institucional é precária. Falta uma atitude mais efetiva da cidade em relação a sua comunicação institucional nas mídias digitais que estão sob sua tutela.
Abstract A case study of Porto Alegre’s institutional communication on the web, aiming to the FIFA World Cup 2014, when the city is one of the event’s host cities to be held in Brazil. We analyzed how the institutional sites of the city and organizations directly linked to the games, such as FIFA and the Ministry of Tourism of Brazil, can contribute to the institutional promotion of the city of Porto Alegre, using as a lever the 2014 World Cup. To achieve these objectives we have used the method of case study and the techniques of literature search, document analysis and content analysis, which examined four sites where institutional Porto Alegre appears as host city for the event. It was found that the sites, in general, exhibit the marks of culture of Porto Alegre, but with different emphases and levels of depth. It was concluded that the situation of local sites in terms of institutional communication is poor. There is a lack of a more effective attitude of the city in relation to their institutional communication on the digital media that are under their custody.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31817
Arquivos Descrição Formato
000785578.pdf (3.118Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.