Repositório Digital

A- A A+

Influência das práticas educativas maternas no processo de adaptação dos filhos na educação infantil

.

Influência das práticas educativas maternas no processo de adaptação dos filhos na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Influência das práticas educativas maternas no processo de adaptação dos filhos na educação infantil
Autor Ecke, Moara Borges
Orientador Pacheco, Janaína Thaís Barbosa
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica.
Assunto Adaptação escolar
Maternidade
Práticas educativas
Resumo O objetivo desta pesquisa foi investigar as influências das práticas educativas maternas no processo de adaptação dos filhos na educação infantil, em duas mães que tiveram filhos com uma boa adaptação escolar e duas mães que tiveram filhos com dificuldades no processo de adaptação. Foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, uma entrevista semi-estruturada, constituída de doze questões abertas que abordaram os temas relativos ao problema de pesquisa e o Inventário de Estilos Parentais. Os resultados mostraram que ambas as mães cujos filhos tiveram uma boa adaptação apresentaram um estilo parental ótimo, o que indica o uso predominante de práticas educativas positivas enquanto, as mães cujos filhos tiveram uma adaptação com dificuldades, apresentaram um estilo parental abaixo da média e de risco, o que aponta para o uso predominante de práticas educativas negativas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31820
Arquivos Descrição Formato
000779168.pdf (896.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.