Repositório Digital

A- A A+

Vínculo conjugal e a depressão pós-parto : antes e depois da psicoterapia breve pais-bebê

.

Vínculo conjugal e a depressão pós-parto : antes e depois da psicoterapia breve pais-bebê

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vínculo conjugal e a depressão pós-parto : antes e depois da psicoterapia breve pais-bebê
Autor Lermen, Juliane Konrath
Orientador Frizzo, Giana Bitencourt
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica.
Assunto Depressão pós-parto
Relação pais-filhos
[en] Conjugal bond
[en] Parent-infant short-term psychotherapy
[en] Postpartum depression
Resumo Os padrões de relacionamento de um casal interferem na qualidade do vínculo que é estabelecido entre os cônjuges. O presente estudo analisou qual a modalidade de vínculo de um casal, antes e depois da Psicoterapia Breve Pais-bebê, onde a esposa apresentava depressão pós-parto, com base no Inventário Beck de Depressão e em uma entrevista diagnóstica. O marido não apresentava depressão no momento, mas havia relatos de episódios anteriores. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, através da análise de conteúdo para averiguar qual a modalidade de vínculo do casal. Os resultados revelaram que ocorreu a modificação do vínculo, que passou do tipo vínculo de controle para o vínculo possessivo, evidenciando uma trama patológica depressiva.
Abstract The relationship patterns of a couple interfere in the quality of the bond that is stablished between the spouses. This study analised the kind of the bond between the couple, before and after a short-term parent-infant psychotherapy. The wife had postpartum depression, according to the Beck Depression Inventory and a diagnostic interview. The husband did not have depression at the moment, but there were reports of previous episodes. A qualitative approach was used, through analysis of content to investigate the kind of the couple bond. The results showed that a bond modification occurred, changing from a control bond to a possessive one showing a pathological depressive plot.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31821
Arquivos Descrição Formato
000779184.pdf (291.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.