Repositório Digital

A- A A+

Avaliação dos níveis de atenção concentrada em surdos

.

Avaliação dos níveis de atenção concentrada em surdos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação dos níveis de atenção concentrada em surdos
Autor Boff, Kátia Cristina
Orientador Piccinini, Cesar Augusto
Co-orientador Gonçalves, Tonantzin Ribeiro
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica.
Assunto Atenção : Psicologia
Surdos
[en] Deafness
[en] Focused attention
[en] Youth
Resumo Este estudou buscou investigar a atenção concentrada em jovens surdos. Participaram 20 jovens surdos com idades entre 18 e 26 anos, que estudam e trabalham em uma escola de educação especial para surdos, situada na cidade de Caxias do Sul. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e realizaram um teste de atenção concentrada (AC) e os dados foram analisados a partir de testes não-paramétricos. Os resultados mostraram que jovens surdos menos escolarizados apresentaram médias mais baixas mesmo considerando-se a normatização do teste para cada faixa de escolaridade. Os achados apontaram também, que o contexto social e familiar pode exercer influência, mesmo que de modo indireto, sobre os níveis de atenção. Assim, seria fundamental estimular o processo de aprendizagem através da inserção social, em especial entre jovens provenientes de famílias com outros membros surdos.
Abstract This study aimed to investigate focused attention among deaf youths. Participants were 20 deaf youths aged between 18 and 26 years, studying and working in a special school for deaf located in Caxias do Sul, Brazil. Participants answered a sociodemographic questionnaire and a focused attention test was conducted. Data were analyzed using nonparametric statistic tests. The results showed less educated deaf youths more likely to have lower levels of focused attention even when considering the standardization norms for educational level. Findings also showed familiar and social context can influence, even indirectly, on the attention levels. It is discussed the need to stimulate the learning process and social inclusion, especially among youths from families with other deaf members.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31823
Arquivos Descrição Formato
000779186.pdf (608.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.