Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorBoff, Kátia Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-16T09:00:34Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31823pt_BR
dc.description.abstractEste estudou buscou investigar a atenção concentrada em jovens surdos. Participaram 20 jovens surdos com idades entre 18 e 26 anos, que estudam e trabalham em uma escola de educação especial para surdos, situada na cidade de Caxias do Sul. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e realizaram um teste de atenção concentrada (AC) e os dados foram analisados a partir de testes não-paramétricos. Os resultados mostraram que jovens surdos menos escolarizados apresentaram médias mais baixas mesmo considerando-se a normatização do teste para cada faixa de escolaridade. Os achados apontaram também, que o contexto social e familiar pode exercer influência, mesmo que de modo indireto, sobre os níveis de atenção. Assim, seria fundamental estimular o processo de aprendizagem através da inserção social, em especial entre jovens provenientes de famílias com outros membros surdos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate focused attention among deaf youths. Participants were 20 deaf youths aged between 18 and 26 years, studying and working in a special school for deaf located in Caxias do Sul, Brazil. Participants answered a sociodemographic questionnaire and a focused attention test was conducted. Data were analyzed using nonparametric statistic tests. The results showed less educated deaf youths more likely to have lower levels of focused attention even when considering the standardization norms for educational level. Findings also showed familiar and social context can influence, even indirectly, on the attention levels. It is discussed the need to stimulate the learning process and social inclusion, especially among youths from families with other deaf members.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFocused attentionen
dc.subjectAtenção : Psicologiapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectYouthen
dc.titleAvaliação dos níveis de atenção concentrada em surdospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGonçalves, Tonantzin Ribeiropt_BR
dc.identifier.nrb000779186pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicologia Clínicapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples