Repositório Digital

A- A A+

Tomada de decisão e desvalorização pelo atraso de estímulos apetitivos e aversivos em fumantes

.

Tomada de decisão e desvalorização pelo atraso de estímulos apetitivos e aversivos em fumantes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tomada de decisão e desvalorização pelo atraso de estímulos apetitivos e aversivos em fumantes
Autor Barbosa, Arianne de Sá
Orientador Araujo, Lisiane Bizarro
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Impulsividade
Tabagismo
Tomada de decisão
[en] Decision-making
[en] Smokers
[en] Smoking
Resumo A tomada de decisão entre conseqüências imediatas ou de longo prazo tem sido estudada através do Modelo de Desvalorização pelo Atraso (DA). Investigou-se a DA em situações apetitivas e aversivas envolvendo valores monetários hipotéticos em fumantes, fumantes em tratamento em uma unidade de saúde e não fumantes. Participantes (20 fumantes, 20 fumantes em tratamento e 20 não fumantes), homens e mulheres, responderam a uma tarefa experimental de DA, ao questionário de tolerância de Fagerström, ao questionário sobre o comportamento de fumar e ao Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Tabaco e Outras Substâncias (ASSIST). A DA em situações apetitivas (mas não em aversivas) foi maior para fumantes do que não fumantes e os fumantes em tratamento apresentaram uma DA intermediária. Os fumantes em tratamento podem ser um subgrupo menos impulsivo de fumantes ou a decisão de parar de fumar influenciou estratégias de tomada de decisão mais amplas. A DA pode ser testada como preditora do sucesso da cessação do tabagismo.
Abstract Delay Discounting Model (DD) has been used to study decision-making between immediate or delayed consequences. This research aims to study DD for hypotetical monetary gains (appetitive) and losses (aversive) in smokers, smokers who seeked out treatment to quit in a public outpatient clinic and non-smokers. Male and female participants (20 S, 20 ST and 20 NS) answer the DD task, the Fagerström Tolerance Questionnaire, a Smoking Behavior Questionnaire, and the Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST). In the appetitive condition (but not in the aversive), smokers showed a greater DD than non-smokers and smokers on treatment showed an intermediate DD. Smokers on treatment might either be a less impulsive subgroup of smokers or the decision to quit smoking changed a broader strategy of decision making. Future studies could test DD as an outcome predictor in smoking cessation treatment.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/31916
Arquivos Descrição Formato
000784269.pdf (1.801Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.