A construção de sentidos polifônicos no discurso narrativo
dc.contributor.advisor | Silva, Carmem Luci da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Dvorcshi, Ariele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-22T06:01:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31919 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo verificar como os alunos, em final de ensino fundamental, reconhecem, por meio da leitura de uma crônica narrativa, as diferentes vozes presentes nesse gênero, valendo-se de mecanismos linguísticos para sustentarem tal distinção. Para realizar o objetivo proposto, o estudo ancora-se na perspectiva enunciativa e polifônica de Oswald Ducrot, com destaque especial à polifonia de locutor. A conclusão principal a que se chega no estudo é a de que os alunos que conseguiram recuperar e perceber no discurso a superposição de vozes existente entre os distintos locutores e o modo como essas vozes se entrelaçam foram os que mais atribuíram sentidos à crônica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study is to examine how students recognize, through the reading of a narrative article based on an everyday event, the different voices in this genre by the end of Elementary School, making use of linguistic mechanisms to support such distinction. In order to achieve the final objective, this study was based on the enunciative and polyphonic approach by Oswald Ducrot, particularly the polyphony related to the locutor. It was possible to verify that the students who could regain and realize the superimposition of voices in speech among different locutors, as well as the way these voices connect to each other, were the ones who could give more meanings to the narrative article. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Polifonia | pt_BR |
dc.subject | Polyphony | en |
dc.subject | Discurso narrativo | pt_BR |
dc.subject | Enunciation | en |
dc.subject | Narrative | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Reading | en |
dc.title | A construção de sentidos polifônicos no discurso narrativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000785012 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1179)