Repositório Digital

A- A A+

A perspectiva parcial do narrador em Harry Potter

.

A perspectiva parcial do narrador em Harry Potter

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A perspectiva parcial do narrador em Harry Potter
Autor Gnewuch, Bárbara
Orientador Indrusiak, Elaine Barros
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Foco narrativo
Harry Potter (Livro)
Literatura norte-americana
Narrador
[en] Harry Potter
[en] Manichaeism
[en] Point of view
[en] Unreliable narrator
Resumo O presente trabalho se propõe a apresentar uma análise sobre dois personagens da série de livros Harry Potter. Sendo assim, a base teórica para a análise são os conceitos de narrador, de foco narrativo e de narrador infiel. Segundo Wayne Booth (1961) o conceito de narrador infiel não implica que o narrador minta, apenas que não se pode confiar em tudo o que narra. Os personagens escolhidos para análise são Neville Longbottom e Draco Malfoy. A escolha deles se dá devido a suas participações na série: o primeiro começa como um garoto atrapalhado e termina como um dos heróis da Batalha Final; o segundo, antagonista de Harry Potter, inicialmente é visto de forma maniqueísta como uma má pessoa e ao final da série se transforma em um personagem complexo.
Abstract This study intends to present an analysis of two characters from the Harry Potter book series. Therefore, we use the concepts of narrator, point of view and unreliable narrator in order to support our analysis. According to Wayne Booth (1961), the concept of unreliable narrator does not denote a narrator who lies; it only means that the reader can not trust everything the narrator tells. We chose Neville Longbottom and Draco Malfoy as characters to be analyzed. They were chosen due to their participation in the series: the first one starts as a confused boy and ends as a hero of the Final Battle; the second one is Harry Potter’s opponent, represented as a bad person through a manichean perception, but is transformed into a complex character.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31920
Arquivos Descrição Formato
000785020.pdf (491.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.