Repositório Digital

A- A A+

Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho

.

Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho
Autor Silva, Bruna Rodrigues da
Orientador Flores, Valdir do Nascimento
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Jornal popular
Lingüística de corpus
Texto jornalístico
Vocabulário
[en] Corpus/Corpora
[en] Corpus linguistics
[en] Popular newspaper
[en] Vocabulary
[en] Youngs and adults teaching system
Resumo Este trabalho integra a pesquisa PADRÕES DO PORTUGUÊS POPULAR ESCRITO: O VOCABULÁRIO DO JORNAL DIÁRIO GAÚCHO - FASE 1 e pretende demonstrar como, partindo de um corpus, podem ser geradas atividades de ensino de vocabulário para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mesmo que estes nem sempre tenham acesso a computadores nas escolas. Visa-se apresentar uma proposta de ensino de léxico pautada na observação do uso real das palavras, oriunda da Lingüística de Corpus (LC), partindo de um tipo de texto jornalístico que, embora popular entre os estudantes, é pouco explorado como material didático: o jornal popular porto-alegrense Diário Gaúcho. Primeiramente, caracterizam-se a pesquisa, o jornal e o corpus reunido, em parte disponível gratuitamente na internet. Depois, apresentam-se atividades já realizadas com alunos da graduação em Letras da UFRGS, buscando adaptação para o público do EJA. Na sua versão adaptada, vê-se que o primeiro elemento para que o professor do EJA consiga aproveitar o material é que conheça noções sobre LC, corpora e diferentes padrões de freqüência de palavras. Em seguida, explica-se como é possível desenhar uma unidade de ensino de vocabulário aproveitando o jornal popular e a visão de corpus. Por fim, avalia-se como o professor poderá, tratando de vocabulário e produzindo atividades de sala de aula associadas à manipulação do jornal impresso, estimular os alunos a terem contato com a internet, realizando atividades on-line com o corpus DG, por meio das ferramentas de exploração deste disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem PorPopular.
Abstract This paper integrates the research THE PATTERNS OF POPULAR WRITTEN PORTUGUESE LANGUAGE: THE VOCABULARY OF DIÁRIO GAÚCHO NEWSPAPER - Phase 1 and intends to demonstrate how we can create vocabulary activities to students of the Youngs and Adults Teaching system starting from a corpus even though they are not used to access computers at school. It aims to show a learning proposal of the lexicon based on the observation of the real usage of the words, which comes from the Corpus Linguistics, starting from a kind of journalistic text that is unexplored as a didactic material, but very common among the students, the popular newspaper: Diário Gaúcho (DG). Firstly, the research presents the newspaper and the organized corpus, which is available in part for free on the internet. After that, it shows the activities that have already been performed with the students from UFRGS Language graduation course, seeking for an adaptation to Youngs and Adults Teaching system students. In its adapted version, we can see that the first element to Youngs and Adults Teaching system teachers take advantage of this material is to know some notions about Corpus Linguistics, corpora and different patterns of the frequency of words. Then it explains how it is possible to draw a unit of vocabulary learning taking advantage of the popular newspaper and the vision of corpus. At the end it estimates how teachers, dealing with vocabulary and producing activities associated with the manipulation of the printed newspaper in the classroom, can stimulate students to keep in touch with internet executing online exercises with corpus DG, through its exploration tools available in the virtual environment of PorPopular learning.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31921
Arquivos Descrição Formato
000785025.pdf (2.027Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.