Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.contributor.authorPoletto, Michelept_BR
dc.date.accessioned2011-09-22T06:01:43Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31938pt_BR
dc.description.abstractO bem-estar subjetivo e eventos de vida estressores foram investigados transversalmente (Estudo I), longitudinalmente (Estudo II) e como grupo de Attrition (Estudo III) com 1080 participantes de ambos os sexos, 7-16 anos, em situação de vulnerabilidade, que viviam com a família ou em instituições de acolhimento. Foram utilizados: entrevista estruturada, Inventário de Eventos Estressores, Escala de Afeto e Escala Multidimensional de Satisfação de Vida. Os resultados mostraram que os participantes das famílias vivenciaram menos eventos estressores, estavam mais satisfeitos com a família e com o self, vivenciaram menos afeto negativo e mais positivo, quando comparados aos institucionalizados. No entanto, o grupo do acolhimento preservou a satisfação com a escola e com as amizades e, ao mesmo tempo, aumentou a satisfação com o self e self comparado ao longo do tempo, possivelmente devido aos cuidados recebidos no acolhimento e ao afastamento das situações adversas na família. Subsídios para intervenções são discutidos.pt_BR
dc.description.abstractThe subjective well-being and stressful life events were investigated transversally (Study I), longitudinally (Study II), and as a group of Attrition (Study III) in a total sample of 1080 participants of both sexes, 7-16 years in a situation of vulnerability, separated in two groups: living with family or out-of-home care institutions. A structured interview, a Stressful Events Inventory, an Affect Scale and a Multidimensional Scale of Life Satisfaction were used. The results showed that living with family group experienced fewer stressful events, were more satisfied with family and their selves, experienced less negative affect, and had more positive, comparing to the institutionalized. However, that group kept the school and friendship satisfaction, and increased satisfaction with self over time. The institutionalization and removal from adverse situations at home may be an explanation for those results. Support interventions are discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.subjectSubjective well-beingen
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectVulnerabilityen
dc.subjectAcontecimentos que mudam a vidapt_BR
dc.subjectFamilyen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectOut-of-home careen
dc.subjectMenores institucionalizadospt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleBem-estar subjetivo : um estudo longitudinal com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000784133pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples