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dc.contributor.advisorAntunes, Elaine di Diegopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Juceli dapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-22T06:01:47Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31951pt_BR
dc.description.abstractO interesse que envolveu a investigação proposta nesta dissertação foi a de compreender a relação dos jovens aprendizes com o seu trabalho. Buscou-se analisar o processo de constituição da identidade profissional de jovens que participavam ou eram recém-egressos de um curso de qualificação profissional como forma de explicitar que o acesso ao trabalho representa uma importante fase de socialização e de inserção social. Entrevistaram-se quinze jovens, de dezesseis a vinte anos de idade, utilizando-se roteiro semiestruturado. Analisaram-se as entrevistas a partir de uma abordagem qualitativa baseada em análise de conteúdo. Partiu-se dos conceitos de socialização e identidade no trabalho por meio dos quais se apresentou o debate a respeito da emergência de uma nova condição operária. A articulação conceitual entre juventude e identidade profissional permitiu analisar o modo como transformações sociais mais amplas – aceleração tecnológica, reestruturação produtiva, fragmentação dos laços societários, crise de pertencimento – incidem sobre as relações sociais dos jovens no ambiente de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe investigation proposed by this dissertation has as its main interest to understand the relation that young apprentices have with their work. It seeked to analyze the professional identity constitution process of participating or egress youngsters from a professional qualification course, as a way of showing that access to work represents an important socialization and social integration life stage. Fifteen youngsters of sixteen to twenty years old were interviewed, with a semi-structured framework. Interviews were analyzed from a contents analysis based qualitative approach. Concepts of socialization and identity were considered in order to present the debate on the emergency of a new working class condition. The conceptual articulation between youth and professional identity permitted to analyze the way that broader social transformations – technological acceleration, productive restructuration, social ties fragmentation, crisis of belonging – converge in the social relations of youngsters in the working environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectWorken
dc.subjectJovens aprendizespt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectSocializationen
dc.subjectWorking class conditionen
dc.titleConstrução da identidade dos jovens aprendizes : uma nova condição operária?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000785758pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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