Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSanseverino, Antônio Marcos Vieirapt_BR
dc.contributor.authorVölker, Lizbeth Karoline Malletpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-22T06:01:47Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31953pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta um problema observado por uma estudante de Letras com base em suas experiências como aluna e como professora: a falta de espaço dado ao aluno em sala de aula para que ele possa interpretar os textos literários, criando as suas leituras, aproximando de si e, por conseguinte, usufruindo da experiência estética. A proposta de ensino apresentada tem como principal objetivo fazer com que o aluno tenha direito à literatura e aos seus efeitos de fruir, ensinar, moralizar e informar. O projeto foi, primeiramente, elaborado e embasado teoricamente para, após, ser colocado em prática em uma turma de 1ª série do Ensino Médio em uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados e as produções dos alunos foram discutidos e analisados. As atividades aqui elaboradas podem ser adequadas para outros ambientes escolares, visto que têm como função proporcionar a mediação entre a arte e o aluno, compreendendo o educando como sujeito-autor em suas leituras, o que é considerado primordial pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph will present possible solutions to a problem observed for a Modern Languages (Portuguese) student based on her experiences as a student and a teacher - the lack of space given to the student in classroom so that he can interpret literary texts, creating his own readings, approaching it from himself and therefore enjoying the aesthetic experience. The education proposal presented has as main goal to make the student is entitled to literature and its effects to teach, inform and moralizing.The project was first developed and theoretically grounded and from, be put in place in a class of first grade of high school in a public school in Porto Alegre.The results of the students and the productions were discussed and analyzed. The activities developed here can be adapted to other contexts and school settings, as they have, as its objective to provide mediation between art and the student, including the student as a subject-author in his reading, which is considered essential by the National Curriculum.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectMediationen
dc.subjectSubject-authoren
dc.subjectAesthetic experienceen
dc.titleEnsino de literatura : uma mediação entre o aluno e o seu direito à artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000785201pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples