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Assimetria de conhecimento : proposta de uma perspectiva teórica para marketing de bens e serviços intensivos em conhecimento

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Assimetria de conhecimento : proposta de uma perspectiva teórica para marketing de bens e serviços intensivos em conhecimento

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Título Assimetria de conhecimento : proposta de uma perspectiva teórica para marketing de bens e serviços intensivos em conhecimento
Autor Moura, Luis Cesar Souto de
Orientador Luce, Fernando Bins
Data 2011
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Bens e serviços
Gestão do conhecimento
Marketing
[en] Knowledge asymmetry
[en] Management
[en] Marketing
[en] New dominant logic
[en] Theory of information asymmetry
[es] Asimetría de conocimiento
[es] Gestión
[es] Marketing
[es] Nueva lógica dominante
[es] Teoría de asimetría de informaciónes
Resumo A presente tese constitui-se numa proposta de contribuição teórica para a disciplina de marketing. Defende que, existe uma Assimetria de Conhecimento entre os polos da relação de troca/transação de pacotes de bens e serviços intensivos em conhecimento, na perspectiva da “Nova Lógica Dominante” de marketing, conforme Stephen Vargo e Robert Lusch. Deriva, por analogia, esta proposição hipotética da Teoria de Assimetria de Informações, da ciência econômica. Afirma a distinção ontológica entre informação e conhecimento, como justificativa para sua proposição. Apresenta conceitos instrumentais de Conhecimento e de Assimetria de Conhecimento, para apoiar os atos epistemológicos de ruptura e construção do objeto, de acordo com Gaston Bachelard e Pierre Bourdieu. Revisa as escolas de pensamento em marketing e os principais paradigmas da pesquisa na disciplina, discutindo a utilidade da proposta teórica para a pesquisa em cada um dos principais paradigmas. Sustenta a relevância da nova teoria para estudos acadêmicos, suas implicações gerenciais e sua importância para os agentes formuladores de políticas.
Abstract This thesis constitutes a proposal for a theoretical contribution to the discipline of marketing. It argues that a Knowledge Asymmetry exists between the poles of the exchange/transaction ratio of knowledge-intensive goods and services packages, from the perspective of the "New Dominant Logic" of marketing, according to Stephen Vargo and Robert Lusch. It derives, by analogy, this hypothetical proposition of the Theory of Information Asymmetry, from economic science. It affirms the ontological distinction between information and knowledge, as justification for its proposition. It introduces key concepts of Knowledge Asymmetry, to support the epistemological acts of rupture and construction of the object, according to Gaston Bachelard and Pierre Bourdieu. It reviews the schools of thought in marketing and the main research paradigms in the discipline, discussing the usefulness of the theoretical proposal for research in each of the main paradigms. It maintains the relevance of the new theory for academic studies, its management implications and its importance for policymakers.
Resumen La presente tesis se constituye en una propuesta de contribución teórica para la disciplina de marketing. Defiende que, existe una Asimetría de Conocimiento entre los polos de la relación de intercambio/transacción de paquetes de bienes y servicios intensivos en conocimiento, en la perspectiva de la “Nueva Lógica Dominante” de marketing, conforme Stephen Vargo y Robert Lusch. Deriva, por analogía, esta proposición hipotética de la Teoría de Asimetría de Informaciones, de la ciencia económica. Afirma la distinción ontológica entre información y conocimiento, como justificativa para su proposición. Presenta conceptos instrumentales de Conocimiento y de Asimetría de Conocimiento, para apoyar los actos epistemológicos de ruptura y construcción del objeto, de acuerdo con Gaston Bachelard y Pierre Bourdieu. Revisa las escuelas de pensamiento en marketing y los principales paradigmas de la investigación en la disciplina, discutiendo la utilidad de la propuesta teórica para la investigación en cada uno de los principales paradigmas. Sustenta la relevancia de la nueva teoría para estudios académicos, sus implicaciones gerenciales y su importancia para los agentes formuladores de políticas.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/31961
Arquivos Descrição Formato
000785571.pdf (1.443Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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