Repositório Digital

A- A A+

Quando o vazio se faz presente : desvendando o ser-sensível de uma aula de Matemática

.

Quando o vazio se faz presente : desvendando o ser-sensível de uma aula de Matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Quando o vazio se faz presente : desvendando o ser-sensível de uma aula de Matemática
Autor Kettermann, Fernanda Michele
Orientador Moellwald, Francisco Egger
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Matemática : Ensino : Aprendizagem
Números primos
Professores : Formacao
[en] Difference
[en] Incompleteness
[en] Learning
[en] Teaching prime numbers
Resumo Este trabalho se constrói a partir de minhas inquietações, de experiências das quais tiro 'algo‘ que transcende o momento. Esse 'algo‘ surge de um vazio presente nas aulas de matemática e pode manifestar-se em diferentes signos, dependendo da situação, do momento. Não podemos, no entanto, garantir a manifestação desse 'algo‘, pois ela constitui-se numa potência do acaso. Ela pode ocorrer através da simples presença de um 'chapéu mágico', ou de uma brincadeira com os números primos, no despertar de uma sensibilidade que possibilita o aprendizado.
Abstract This work is built from my uneasiness, from experiences of which I take 'something‘ that transcends the moment. This 'something‘ arises from an emptiness that is present in math classes and may manifest itself through different signs, depending on the situation, on the moment. However, we cannot guarantee the manifestation of such a'something‘, since it constitutes itself within the power of chance. It may hap-pen through the simple presence of a "magic hat" or from a play with prime numbers, in an awakening of sensitivity that makes learning possible.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31970
Arquivos Descrição Formato
000784033.pdf (415.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.