Repositório Digital

A- A A+

O riso popular nos Casos do Romualdo, de Simões Lopes Neto

.

O riso popular nos Casos do Romualdo, de Simões Lopes Neto

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O riso popular nos Casos do Romualdo, de Simões Lopes Neto
Autor Bastos Neto, Oscar Ferreira
Orientador Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto Humor
Literatura sul-rio-grandense
Lopes Neto, J. Simões (João Simões), 1865-1916.
Riso
Resumo Esse trabalho pretende abordar o cômico e o riso presentes na obra “Casos do Romualdo” do escritor gaúcho Simões Lopes Neto. Por cômico, podemos entender as formas que uma produção artística assume com a intenção de provocar um efeito no leitor. O riso seria esse efeito, como resposta do leitor ao texto lido. Uma parte da fortuna crítica considerou o riso suscitado pelas histórias como um “desmistificador”, porque satírico, do mito do monarca das coxilhas, causado pela intenção do autor em ridicularizar a figura do gaúcho “herói”. Tal concepção social do riso, como “castigador dos costumes”, está alinhada com a crítica do riso adotada a partir do Romantismo e não esgota toda a riqueza da construção literária presente nesses “casos”. No entanto, outros críticos entenderam o riso dos casos como um “trabalho de artesão”, o qual insere a narrativa na tradição popular do riso. Na interpretação desse estudo, o cômico nos casos se dá mais pelas atitudes da personagem “Romualdo”, que diz coisas absurdas ou realiza ações insensatas, do que pela sátira ao mito do gaúcho. Esses procedimentos viram atitudes cômicas, funcionam como sistema e podem ser encontrados em histórias do folclore em outras culturas em diferentes épocas e em manifestações artísticas contemporâneas. Tal gama de realizações aponta para uma ocorrência sistemática de procedimentos cômicos, mantendo viva a tradição popular do riso.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31973
Arquivos Descrição Formato
000785223.pdf (553.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.