Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 515-534 de 569
-
A saúde bucal e do ser no encontro de dois mundos : o conhecimento ocidental e o tradicional Guarani Mbya numa perspectiva intercientífica, intercultural e decolonial
(2021) [Dissertação]A presente dissertação aborda uma temática emergente a respeito da Ciência e da sua universalidade na sociedade, assim como debate o papel dos educadores em espaços multiculturais e/ ou em diferentes realidades, repensando ... -
A saúde dos professores de educação infantil de um município da região oeste de Santa Catarina : efeitos de um programa orientado de treinamento funcional
(2023) [Tese]O trabalho docente, principalmente atuante com educação infantil, assume múltiplas responsabilidades que podem vir a comprometer a saúde e qualidade de vida. Entende-se que o exercício físico pode ser uma ferramenta essencial ... -
Saúde planetária : diálogos necessários para a educação científica em uma escola ribeirinha no sul do Amazonas
(2024) [Tese]A Saúde Planetária é um campo transdisciplinar que busca compreender os impactos ambientais comprometedores do futuro da humanidade e propor soluções para essas problemáticas. Trata-se de uma área que necessita ser incorporada ... -
Saúde planetária: um novo campo de estudos nas Ciências da Vida?
(2019) [Dissertação]Esta dissertação explora o conceito emergente de Saúde Planetária, buscando compreender o seu surgimento, sua dinâmica, suas tendências ainda incipientes e as possibilidades de inserção no ensino das Ciências da Vida, ... -
Os semicondutores, o caminho para a superação da dependência tecnológica no setor e o papel da CEITEC
(2023) [Tese]Estão em curso mudanças e transformações não apenas nos ativos tangíveis, mas sobretudo na forma como os indivíduos trabalham, vivem e se relacionam em sociedade. Neste contexto é que temos que compreender a importância ... -
Os sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasil
(2015) [Dissertação]O ensino de Ciências/Química no enfoque Ciência – Tecnologia – Sociedade e Ambiente (CTSA) deve permitir ao aluno a articulação do conteúdo científico com sua realidade, de modo que ele compreenda como a ciência e as ... -
Sequência de ensino investigativa e práticas laboratoriais : novos olhares sobre o ensino de ciências
(2020) [Dissertação]A presente dissertação analisou como a utilização das Sequências de Ensino Investigativas (SEI), consolidadas as práticas laboratoriais, podem contribuir para a Alfabetização Científica na formação inicial de licenciandos ... -
Sequências didáticas em educação ambiental crítica : tendências da produção acadêmica, análise epistemológica e reflexões para uma proposta na educação em ciências
(2019) [Dissertação]A presente pesquisa de mestrado, inserida no contexto da Educação em Ciências (EC) e da Educação Ambiental Crítica (EAC), teve como objetivo geral a análise epistemológica da produção acadêmica e científica sobre Sequências ... -
Ser ou não ser, afinal o que se é? um estudo sobre biologia essencialista e heteronormatividade no ensino de ciências no viés da LGBTfobia institucionalizada
(2021) [Dissertação]Atualmente estão ocorrendo problematizações quanto à subjetivação dos sujeitos diante à orientação sexual e as diversas identidades de gênero existentes. Entretanto, a heteronormatividade ainda é utilizada como um fator ... -
Sexualidade na adolescência : entrelaçando atitudes, posturas e estratégias em sala de aula com o apoio da Estratégia Saúde da Família
(2017) [Tese]A escola é um lócus de ações de promoção à saúde do adolescente em que o assunto sexualidade pode ser tratado de forma mais natural e propícia. Nesse tocante, as informações podem se tornar mais sólidas quando partem do ... -
A significação de objetos matemáticos analisados em práticas curriculares sob as lentes Wittgensteinianas
(2018) [Dissertação]Esta é uma dissertação de mestrado que apresenta uma produção de sentido sobre os documentos curriculares que pautam a Rede Municipal de Educação de Porto Alegre (RME). Sua base teórica é advinda das formulações filosóficas ... -
Sobre a importância da matemática aplicada : análise de conteúdos programáticos nos planos de ensino dos cursos de licenciatura em ciências da natureza, biologia e química
(2015) [Dissertação]Um dos desafios da educação é procurar maneiras mais criativas de interação e uso da linguagem matemática no contexto escolar. Dessa forma, acredita-se que o uso da matemática dá oportunidade a professores e alunos de ... -
Substâncias que interferem nos hábitos alimentares e na saúde humana : sentidos e significados socioculturais no contexto escolar
(2022) [Tese]As discussões sobre o consumo de substâncias que interferem na vida escolar de estudantes de educação básica, em especial quanto aos hábitos alimentares e à saúde humana, são importantes, pois é nessa fase do desenvolvimento ... -
Sustentabilidade nas compras e contratações públicas : estudo de caso em uma instituição pública federal
(2016) [Dissertação]A Sustentabilidade vem se sedimentando como diretriz das compras e contratações públicas, principalmente, após o surgimento da ideia, de que ao Estado cabe reduzir e eliminar padrões insustentáveis de produção e consumo ... -
Tecendo conexões entre o ensino de química e a alimentação através de um objeto de aprendizagem digital
(2018) [Dissertação]Esta dissertação relata o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem Digital de Química e a sua aplicação em um grupo de alunos do Ensino Médio. A pesquisa está centrada em quais efeitos um objeto de aprendizagem digital, ... -
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
(2017) [Tese]As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares ... -
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de ciências : análise de repositórios disponíveis
(2019) [Dissertação]Esta dissertação trata sobre o assunto Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), especialmente, analisando produtos educacionais para as disciplinas de Física e Química presentes nos repositórios digitais. ... -
As tecnologias digitais e o ensino de química : o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores
(2016) [Tese]A inserção das tecnologias digitais na escola não contemplam padrões de tempos atrás. Nesse contexto encontram-se os professores e os processos formativos. Com a situação da tecnologia na sociedade posta e sem possibilidades ... -
Tecnologias digitais : percepções dos professores de matemática no contexto do desenvolvimento profissional docente
(2020) [Tese]O presente resumo trata de uma pesquisa que tem por objetivo investigar as percepções dos professores de Matemática sobre o uso das tecnologias digitais no contexto do desenvolvimento profissional docente. A metodologia ... -
Tecnologias educacionais no ensino de ciências da natureza em escolas públicas do município de Pelotas/Brasil
(2017) [Tese]A tese desenvolve-se a partir do contexto atual da Educação Básica brasileira, onde 84,5% das crianças e jovens estão matriculados nas escolas de educação básica da Rede Pública de Ensino. Objetiva compreender a utilização ...