Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "Licenciatura"
Resultados 1-11 de 11
-
A competência adquirida no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação de professores das licenciaturas em ciências biológicas, física e química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) : um estudo de caso
(2018) [Tese]A formação de professores e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são dois temas de interesse constante, uma vez que ambos fazem parte do dia-a-dia dos educadores e de todos aqueles preocupados ... -
Comportamento informacional : ações, emoções e atos na busca da informação de discentes do ensino de ciências da UFRPE
(2019) [Tese]A presente pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento informacional na perspectiva do processo de busca da informação dos discentes das licenciaturas em Ciências Biológicas da UFRPE. Utilizou como referenciais ... -
Docência colaborativa na formação inicial : experiências do PIBID/Química
(2018) [Tese]Esta tese apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada em um Subprojeto do PIBID/Química, de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, baseada no acompanhamento e avaliação do grupo de pibidianos, ao ... -
Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
(2022) [Dissertação]Este estudo tem por objetivo, a partir de uma pesquisa realizada entre os anos de 2020 e 2022 com egressas/os e ex-professores/gestores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Turma de 2012 das Encostas da Serra ... -
A educação para as relações étnico-raciais na formação docente : uma análise dos currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas do Rio Grande do Sul
(2023) [Dissertação]A presente pesquisa discute e analisa o currículo dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Instituições de Educação Superior públicas do Rio Grande do Sul (RS) e as implicações da Educação das Relações ... -
Formação inicial e perfil profissional docente : um estudo de caso no âmbito dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
(2016) [Tese]A presente tese se constitui em uma investigação de caráter qualitativo, no campo da formação de professores de Física e Matemática, no que tange aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia - IF. Nesses termos, ... -
Orientações curriculares e políticas públicas para a formação de professores : um estudo sobre o curso de licenciatura em Química da UFPel
(2014) [Dissertação]Este trabalho se refere a um estudo do curso de Licenciatura em Química da UFPel, no qual buscamos compreender os efeitos das políticas curriculares, das políticas para a iniciação à docência e das avaliações em larga ... -
Sequência de ensino investigativa e práticas laboratoriais : novos olhares sobre o ensino de ciências
(2020) [Dissertação]A presente dissertação analisou como a utilização das Sequências de Ensino Investigativas (SEI), consolidadas as práticas laboratoriais, podem contribuir para a Alfabetização Científica na formação inicial de licenciandos ... -
Sobre a importância da matemática aplicada : análise de conteúdos programáticos nos planos de ensino dos cursos de licenciatura em ciências da natureza, biologia e química
(2015) [Dissertação]Um dos desafios da educação é procurar maneiras mais criativas de interação e uso da linguagem matemática no contexto escolar. Dessa forma, acredita-se que o uso da matemática dá oportunidade a professores e alunos de ... -
Tudo é rede, conexão e simultaneidade! Problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade : um campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
(2017) [Dissertação]A presente Dissertação teve por objetivo problematizar a interdisciplinaridade, entendendo que essa tem se constituído em uma das verdades contemporâneas pertencentes ao discurso do campo educacional que teria por objetivo ... -
A visão dos licenciandos sobre a natureza do conhecimento científico
(2016) [Dissertação]Essa pesquisa foi desenvolvida com o interesse de apreender as ideias sobre a natureza do conhecimento científico apresentadas por alunos dos cursos de licenciatura em ciências e matemática do Extremo Sul Catarinense e ...