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Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais

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Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais

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Título Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais
Outro título Proposal of a model for social housing projects evaluation from the perception of final customers
Autor Bonatto, Fernanda Sbaraini
Orientador Formoso, Carlos Torres
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Assunto Avaliação pós-ocupação
Construção civil
Gestão
Habitacao popular
[en] Evaluation model
[en] Post-occupation evaluation
[en] Social housing projects
[en] Value generation
[en] Value hierarchy
Resumo A avaliação de empreendimentos do ponto de vista do cliente final tem grande importância no esforço de melhoria da habitação de interesse social, podendo auxiliar na avaliação de resultados, na identificação de erros e acertos frente aos objetivos e ações do projeto. Este tipo de avaliação pode criar oportunidades de aprendizagem sobre os usuários e produtos, contribuindo para aumentar a geração de valor em futuros empreendimentos. No entanto, a diversidade e dinâmica de programas habitacionais e a falta de clareza nos objetivos dos empreendimentos podem dificultar o processo de avaliação. Com freqüência, as avaliações realizadas nos empreendimentos de habitação de interesse social têm como foco os atributos do produto, sem estabelecer uma conexão com os objetivos esperados. Apenas com a clara identificação dos resultados esperados é possível avaliar o sucesso destas empreendimentos, de forma a desenvolver soluções que atendam melhor as necessidades e expectativas dos usuários. O objetivo desta pesquisa foi propor um modelo para estruturar as avaliações de empreendimentos habitacionais de interesse social a partir na percepção dos usuários e adaptável aos diferentes programas habitacionais, com foco na geração de valor. Os conceitos utilizados nesta pesquisa provém principalmente das áreas de marketing e desenvolvimento do produto. O desenvolvimento do modelo partiu da clara identificação do produto habitação de interesse social de forma ampla, sendo adotada uma hierarquia de valor que vincula os atributos às suas conseqüências de uso e aos objetivos esperados. A pesquisa foi dividida em três grandes etapas. A primeira etapa teve como objetivo compreender os programas habitacionais existentes, assim como sobre o processo de desenvolvimento de empreendimentos habitacionais de interesse social e o produto resultante. Na segunda etapa, o modelo de avaliação foi desenvolvido e aprimorado durante os três estudos empíricos nos quais foram avaliados três empreendimentos de programas habitacionais distintos. Na ultima etapa, o modelo desenvolvido foi avaliado, buscando expor as conexões teóricas e contribuições da solução. As principais contribuições da pesquisa são referentes ao modelo de avaliação desenvolvido, que estrutura a avaliação de empreendimentos habitacionais de interesse social, e também ao processo de aplicação do mesmo.
Abstract The evaluation of projects from the perspective of the final client is very important for the effort of improving social housing, making it possible to support the assessment of results, and the identification of errors and achievements in relation to project objectives and actions. This type of evaluation may create opportunities for learning about customer and product, and improving value generation in future projects. However, the diversity and dynamics of housing programs and the lack of clarity in project objectives may hinder the evaluating process. Often, the evaluation of social housing projects is focused on product attributes, without establishing a clear connection with the expected objectives. Only by identifying what are the expected results it is possible to assess project success, in order to develop solutions that fulfil the needs and expectations of final users. The aim of this research work is to propose a model for structuring the evaluation of social housing projects focused on value generation, based on the perception of final customers, which is adaptable to different housing programs. The concepts used in this research come from the areas of marketing, and product development. The development of the model starts with the clear identification of the extended social housing product, adopting a value hierarchy that links product attributes to the consequences of its use and intended goals of the project. The research study was divided into three major stages. The first stage aimed to understand existing housing programs, the social housing product development process and the resulting products. In the second stage, the evaluation model was developed and improved in the three empirical studies, in which three projects from different social housing programmes were evaluated. In the final stage, the proposed model was evaluated in order to discuss the theoretical connections and contributions of the solution. The main contributions of this study are concerned with the model itself, which establish a structure for evaluating social housing programs, as well as a process for implementing it.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/32018
Arquivos Descrição Formato
000783701.pdf (23.32Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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