Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B
dc.contributor.advisor | Corso, Luciana Vellinho | pt_BR |
dc.contributor.author | Nedel, Alice Amanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-27T01:17:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32038 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga algumas práticas de escrita observadas em uma turma de Jardim B, de uma escola da rede Municipal de Montenegro. Foram realizadas observações, entrevistas com crianças e com a professora, para compreender qual o papel destas ações na rotina da educação infantil e como elas acontecem. Apoiada nos estudos de Ferreiro e Soares, a pesquisa analisa alguns momentos de escrita desta turma. A partir da análise foi possível verificar com que freqüência aconteciam essas práticas de escrita e pode-se esclarecer qual a importância que o professor dedica a tais práticas, bem como o entendimento que as crianças têm frente à escrita e suas utilidades. Considerou-se que as práticas de escrita são importantes para que possam perceber que a escrita tem a sua função social e que a partir disso podem estabelecer outro tipo de comunicação que ainda não conheciam que é a escrita. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000786273 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)