Repositório Digital

A- A A+

EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?

.

EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?
Autor Pertile, Angela Marin
Orientador Andrade, Sandra dos Santos
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Formação
Professor
Resumo O foco desta pesquisa foi investigar se as peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo contempladas na formação dos professores que atuam nela, como também analisar as propostas pedagógicas e os recursos didáticopedagógicos utilizados, problematizando os olhares dispensados à EJA no espaço investigado. A investigação foi realizada em uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas entrevistas semi-estruturadas com professores, grupo de discussão com alunos e observações em salas de aula. As análises ancoram-se no campo dos Estudos Culturais, operando com conceitos como: narrativa, cultura e representação. Na análise do material empírico, foi possível considerar que os olhares dispensados à EJA ainda não a configuram como uma modalidade diferenciada de ensino, assim como a formação dos professores da instituição não contempla estudos direcionados a esta modalidade e suas propostas pedagógicas pouco se diferenciam das utilizadas com turmas de outras modalidades de ensino. Foi possível verificar, que os objetivos dos estudantes ao frequentarem a EJA estão ligados às exigências do mercado de trabalho. Vale colocar, ainda, que o trabalho dos professores, em sala de aula, se limita às exigências curriculares da escola. Essa prática pedagógica não contempla outros pressupostos considerados importantes para a formação integral do educando jovem e adulto, propostos pela modalidade de ensino em que estão inseridos, de acordo com documentos oficiais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32039
Arquivos Descrição Formato
000786278.pdf (138.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.