Repositório Digital

A- A A+

Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados

.

Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados
Autor Medina, Camila Bueno
Orientador Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Identidade
Narrativa
Professor
Resumo A partir da trajetória profissional e acadêmica construída, se aborda, como tema de pesquisa, as identidades docentes e as narrativas da/na escola bem como seus significados, objetivando mapear representações de professoras presentes em narrativas produzidas pela comunidade escolar e suas interferências na formação das identidades docentes. A narrativa é considerada ferramenta de investigação que permite compreender os significados da docência e como forma de expressão das experiências docentes. Os referenciais teóricos se ancoram em autores que contribuem com o estudo sobre a profissão do magistério – Gilson Pereira, Marisa Costa e Dóris Fiss, as identidades docentes – António Nóvoa e Maria Manuela Garcia, e as funções da escola – Michel Foucault, Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria, Marisa Eizirik e Denise Comerlato. O trabalho é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e utiliza entrevistas semi-estruturadas e cartas-entrevistas dirigidas a professoras, mães e alunos/as vinculados a uma escola do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre. A análise de conteúdo de Laurence Bardin é a técnica de interpretação dos dados e permite evidenciar sentidos presentes nas narrativas e que constituem nossas compreensões sobre a docência e os modos de interagir com o conhecimento escolar. Constata-se que a docência é percebida a partir de aspectos nem sempre convergentes que a associam tanto à maternagem quanto a uma ação que envolve estudo, respeito e disciplina.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32041
Arquivos Descrição Formato
000786288.pdf (660.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.