Repositório Digital

A- A A+

Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA

.

Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA
Autor Buratto, Denise Beatriz
Orientador Doll, Johannes
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Inclusão digital
Resumo O avanço tecnológico é um fenômeno recente e cada vez mais evidente. Entretanto, alguns grupos sociais encontram dificuldades em inserir-se digitalmente, seja por falta de oportunidades ou por falta de condições adequadas. Dentre esse grupo, destacam-se os alunos adultos maduros e idosos pertencentes às classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que nunca tiveram acesso ao computador ou apenas tiveram na escola de forma superficial. Em função disto, foi oferecido um curso de Introdução à Informática para alunos de uma escola municipal de EJA do município de Porto Alegre, a fim de iniciar o processo de inclusão digital desses sujeitos. A partir desse curso, foram coletados dados através da observação participante e de entrevistas feitas com os alunos, possibilitando a análise dos mesmos. Durante o curso pretendeu-se guiar a prática de forma que os alunos assimilassem e compreendessem de forma clara concepções acerca do computador e as suas funções, atentando para a permanência desses alunos no curso. Sendo assim, os resultados apontam os cuidados que todo professor, que pretende ensinar Informática para este grupo específico, deve ter, considerando as dificuldades, evidentes ou não, e as respostas de seus alunos. Com isso, busca-se a permanência dos alunos nas aulas, a manutenção da motivação e a consciência, por parte do professor, de suas intervenções, tornando possível a inserção digital desse grupo e a construção de sua autonomia digital.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32045
Arquivos Descrição Formato
000786673.pdf (821.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.