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dc.contributor.advisorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.contributor.authorEngelman, Déborapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-27T01:17:08Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32047pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho discuto, a partir dos Estudos Culturais, algumas representações de família veiculadas por crianças no contexto de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. Utilizo a análise cultural para compreender as narrativas das crianças que rompem ou reforçam as representações de família nuclear, homogênea e heterossexual. Para tanto, trabalho com bonecos como instrumento metodológico de visibilização das representações culturais das crianças. Nessa direção, opero com os conceitos de representação cultural, diferença e identidade como principais ferramentas de análise. A partir do exame do material empírico foi possível mapear o predomínio das representações de família nuclear, heterossexual e branca que atravessam as narrativas das crianças. Entretanto, algumas crianças parecem romper com determinadas representações hegemônicas, utilizando representações de famílias diversificadas em suas produções. O estudo pretende contribuir para questionar as representações de famílias legitimadas pelas práticas escolares.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRepresentação culturalpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleAs Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786684pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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