Repositório Digital

A- A A+

Sentidos da inclusão escolar em uma escola da rede municipal de Porto Alegre-RS

.

Sentidos da inclusão escolar em uma escola da rede municipal de Porto Alegre-RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sentidos da inclusão escolar em uma escola da rede municipal de Porto Alegre-RS
Autor Mesomo, Juliana Feronatto
Orientador Traversini, Clarice Salete
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Ensino por ciclos
Escola
Inclusão escolar
Resumo Este trabalho teve como objetivo investigar quais os sentidos que a política de educação inclusiva adquire no contexto de uma escola da rede municipal de Porto Alegre-RS. Compreendo a inclusão escolar como política educacional ligada ao “imperativo da inclusão” na contemporaneidade (LOPES, LOCKMANN, HATTGE E KLAUS, 2010) e também às lutas de diferentes grupos por reconhecimento de seus diretos. A partir de Ball (2010) e Mainardes (2006) problematizo as singularidades que dinamizam a implementação das políticas educacionais em espaços escolares, buscando mostrar como a inclusão aparece no pensar e no agir desta escola. Trata-se de uma investigação de inspiração etnográfica, por ter sido construída com base em ferramentas de pesquisa empírica tais como a observação participante e o diário de campo – foram observadas aulas, reuniões de professores e dois Conselhos de Classe. Também foram analisados pareceres descritivos de quatro turmas do terceiro ano do III Ciclo. A partir dos estudos teóricos e da leitura das informações coletadas, observei que circula, na escola, a noção de que as “necessidades educacionais especiais” de seus alunos dizem respeito ao contexto social adverso em que vivem e a “inclusão escolar” destes alunos adquire o sentido de “inclusão social”. A inclusão escolar é recebida e interpretada na escola, de acordo com suas particularidades, necessidades e experiências, adquirindo sentidos que influenciam na construção do trabalho pedagógico inclusivo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32050
Arquivos Descrição Formato
000786691.pdf (386.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.