Repositório Digital

A- A A+

Perfil docente : um caminho a ser seguido ou um caminho a ser significado?

.

Perfil docente : um caminho a ser seguido ou um caminho a ser significado?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Perfil docente : um caminho a ser seguido ou um caminho a ser significado?
Autor Santos, Manoela Sefrin Benedete dos
Orientador Collares, Darli
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Professor
Séries iniciais
Resumo Esse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender as categorias recorrentes nas falas referentes aos professores das séries iniciais, tendo como base os perfis do profissional docente traçados pelo Ministério da Educação e por duas universidades federais formadoras de professores; as análises foram realizadas com base nos estudos de Fernández (1994), Pereira (1996) e Freire (1997). A pesquisa tem o caráter qualitativo na medida em que foram escutadas, por meio de entrevistas semi-estruturadas, formandas do curso de Pedagogia, da UFRGS, para obtenção de tais falas. Ao traçar paralelos entre a fala das entrevistadas e os perfis lançados, pelos órgãos citados, nota-se o distanciamento entre eles em um quesito – a sensibilidade docente – que se evidencia como um marco a ser contextualizado e ressignificado dentro da profissão.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32052
Arquivos Descrição Formato
000786700.pdf (478.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.