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dc.contributor.advisorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorSantos, Manoela Sefrin Benedete dospt_BR
dc.date.accessioned2011-09-27T01:17:09Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32052pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender as categorias recorrentes nas falas referentes aos professores das séries iniciais, tendo como base os perfis do profissional docente traçados pelo Ministério da Educação e por duas universidades federais formadoras de professores; as análises foram realizadas com base nos estudos de Fernández (1994), Pereira (1996) e Freire (1997). A pesquisa tem o caráter qualitativo na medida em que foram escutadas, por meio de entrevistas semi-estruturadas, formandas do curso de Pedagogia, da UFRGS, para obtenção de tais falas. Ao traçar paralelos entre a fala das entrevistadas e os perfis lançados, pelos órgãos citados, nota-se o distanciamento entre eles em um quesito – a sensibilidade docente – que se evidencia como um marco a ser contextualizado e ressignificado dentro da profissão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.titlePerfil docente : um caminho a ser seguido ou um caminho a ser significado?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786700pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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