Repositório Digital

A- A A+

Indícios de um contrato didático no planejamento e no desenvolvimento de um projeto de trabalho

.

Indícios de um contrato didático no planejamento e no desenvolvimento de um projeto de trabalho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Indícios de um contrato didático no planejamento e no desenvolvimento de um projeto de trabalho
Autor Xavier, Manuela Rangel
Orientador Rodrigues, Maria Bernadette Castro
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Gestão da educação
Prática pedagógica
Resumo A abordagem deste estudo originou-se de minha experiência exercida no Estágio de Docência, na 7ª etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Visou analisar como se constituiu um contrato didático e, investigar relações possíveis entre esse contrato, planejamento integrado e estratégias promotoras ao prazer de aprender. Para as análises, foram referenciais básicos as ideias dos autores: G. Brousseau, P. Jonnaert, C. Borght, A. Zabala e F. Hernández. Os procedimentos investigativos centralizaram-se na análise do Diário de Classe, documento produzido durante o Estágio de Docência, que contém o registro dos planos semanais e diários e reflexões advindas do exercício docente. O estudo caracteriza contrato didático em duas dimensões na relação professora, alunos e conhecimento: uma implícita, de natureza transversal, que permeia toda a ação pedagógica, e outra explícita, que se concretizou com a construção e o desenvolvimento de um projeto de trabalho. Possibilitou detectar o momento da roda e os esforços em organizar o ensino segundo os princípios do enfoque globalizador como elementos constituintes importantes do contrato didático. Esse trabalho aponta o contrato didático como uma estratégia de atuação docente em uma prática pedagógica afim ao planejamento integrado, que visou promover o prazer dos alunos em estarem em aula, favorecendo o processo de construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32053
Arquivos Descrição Formato
000786701.pdf (1.207Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.