Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Bernadette Castropt_BR
dc.contributor.authorXavier, Manuela Rangelpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-27T01:17:09Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32053pt_BR
dc.description.abstractA abordagem deste estudo originou-se de minha experiência exercida no Estágio de Docência, na 7ª etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Visou analisar como se constituiu um contrato didático e, investigar relações possíveis entre esse contrato, planejamento integrado e estratégias promotoras ao prazer de aprender. Para as análises, foram referenciais básicos as ideias dos autores: G. Brousseau, P. Jonnaert, C. Borght, A. Zabala e F. Hernández. Os procedimentos investigativos centralizaram-se na análise do Diário de Classe, documento produzido durante o Estágio de Docência, que contém o registro dos planos semanais e diários e reflexões advindas do exercício docente. O estudo caracteriza contrato didático em duas dimensões na relação professora, alunos e conhecimento: uma implícita, de natureza transversal, que permeia toda a ação pedagógica, e outra explícita, que se concretizou com a construção e o desenvolvimento de um projeto de trabalho. Possibilitou detectar o momento da roda e os esforços em organizar o ensino segundo os princípios do enfoque globalizador como elementos constituintes importantes do contrato didático. Esse trabalho aponta o contrato didático como uma estratégia de atuação docente em uma prática pedagógica afim ao planejamento integrado, que visou promover o prazer dos alunos em estarem em aula, favorecendo o processo de construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.titleIndícios de um contrato didático no planejamento e no desenvolvimento de um projeto de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786701pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples