Repositório Digital

A- A A+

Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos

.

Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos
Autor Duciak, Carla Giovana da Silva
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Autonomia
Educação infantil
Educação moral
Resumo Diante da percepção de que autonomia é uma palavra muito utilizada em do-cumentos como planejamentos, pareceres descritivos e projetos políticos pe-dagógicos, este trabalho teve como problema a seguinte questão: O que pro-fessores de educação infantil entendem por autonomia de seus alunos? Atra-vés desse questionamento, o objetivo foi analisar qual o entendimento de auto-nomia do aluno que as docentes entrevistadas têm, identificando recorrências e singularidades em suas falas. Para isso, utilizei o campo teórico da psicologia e a perspectiva construtivista de Jean Piaget. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras formadas em pedagogia e atuantes em sala de aula de insti-tuições públicas de ensino, do município de Porto Alegre/RS. A partir dessa coleta de dados foi realizada uma análise que aponta para uma visão ligada ao individualismo, ao fato de a criança ser capaz de realizar atividades, principal-mente motoras, como se vestir e realizar sua higienização pessoal. A visão das professoras se reflete na prática e demostra ter relação com uma formação na qual o termo era utilizado, mas pouco discutido, assinalando para importância de uma formação continuada.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32074
Arquivos Descrição Formato
000786285.pdf (666.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.