Repositório Digital

A- A A+

Avaliação da biocompatibiliddae de diferentes biomateriais aplicados na substituição óssea : revisão de literatura

.

Avaliação da biocompatibiliddae de diferentes biomateriais aplicados na substituição óssea : revisão de literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação da biocompatibiliddae de diferentes biomateriais aplicados na substituição óssea : revisão de literatura
Autor Ferreira, Luciano Martinez
Orientador Burzlaff, João Batista
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Assunto Cirurgia bucal
Resumo A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial muitas vezes tem que lidar com defeitos ósseos de etiologia variada, como sequelas pós-remoção de tumores e cistos, reabsorções alveolares fisiológicas em função de perdas dentárias ou doença periodontal. Assim, estes constituem um desafio terapêutico quando se pretende adequar e reabilitar estética e funcionalmente o paciente, uma vez que a estrutura óssea presente é a base para que se possa planejar tratamentos que garantam adequado resultado estético e funcional. Com isso, biomateirais são desenvolvidos e pesquisados. Dentro desta enorme gama de biomateriais e enxertos ofertados para enxertia e/ou implantação, o osso autógeno é aceito como padrão ouro de enxertia, por ser o único com propriedades osteogênicas. Entretanto, a enxertia com osso autógeno necessita de intervenção em um segundo sítio cirúrgico, podendo apresentar maior morbidade pós-operatória, além de ter limitada oferta de tecido. Essa revisão tem por objetivo, estudar a biocompatibilidade e formação óssea de diferentes biomateriais e enxertos, na substituição óssea considerada padrão ouro. Fosfatos de cálcio, biovidros e enxertos xenógenos merecem destaque como materiais candidatos a substitutos ósseos em defeitos mandibulares, periodontais, periapicais e em levantamento de seio maxilar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32077
Arquivos Descrição Formato
000786503.pdf (176.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.