Repositório Digital

A- A A+

"Ler é viajar": um estudo sobre a construção da primeira leitura

.

"Ler é viajar": um estudo sobre a construção da primeira leitura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Ler é viajar": um estudo sobre a construção da primeira leitura
Autor Teixeira, Cristine Konat
Orientador Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Leitura
Letramento
Resumo Este estudo tem como objetivo identificar características da primeira leitura em crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Inserido no campo da linguagem, foi realizado com dois grupos distintos de alunos, oriundos de duas escolas públicas, sendo uma de Porto Alegre e outra da região metropolitana. Foram realizadas duas sessões de leitura com cada grupo, constiuído por cinco alunos leitores, escolhidos pelas suas professoras. Tais sessões foram gravadas com o consentimento prévio dos responsáveis pelas crianças e das instituições. Ancorada nos estudos sobre alfabetização, e tendo como autor referência Cagliari (1999), a investigação parte do princípio de que decifração e decodificação são noções diferentes. A primeira leitura ou leitura decifração é fundamentada na maneira como o leitor decodifica e interpreta o texto, compreendendo o que está escrito. Nas análises, busco interpretar o modo como as crianças responderam às intervenções pedagógicas sobre leitura. Essas intervenções implicaram estratégias envolvendo análise de palavras, frases, textos, para que os alunos demostrassem suas aprendizagens. Interessou-me, portanto, atribuir sentido às lógicas apresentadas nas resoluções: os “erros” e “acertos” e suas significações. Ficou evidente nesses grupos a presença de indicadores da primeira leitura, bem como de outras noções como, por exemplo, a de rima, um indício de consciência fonológica.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32078
Arquivos Descrição Formato
000786665.pdf (1.793Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.