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Abordagens pedagógicas sobre o envelhecimento : das possibilidades da inserção dos estudos gerontológicos no currículo escolar

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Abordagens pedagógicas sobre o envelhecimento : das possibilidades da inserção dos estudos gerontológicos no currículo escolar

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Título Abordagens pedagógicas sobre o envelhecimento : das possibilidades da inserção dos estudos gerontológicos no currículo escolar
Autor Sicco, Juliana de Mattos
Orientador Doll, Johannes
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Currículo
Envelhecimento
[en] Aging
[en] Education
[en] School curriculum
Resumo Falar de educação associada ao envelhecimento não é falar apenas das práticas de ensino destinada aos idosos. Compreende, também, falar sobre os idosos e o processo de envelhecimento às pessoas de todas as idades. Neste trabalho, traço um histórico sobre os estudos gerontológicos, articulando-o à análise teórico-reflexiva a cerca do currículo escolar, na tentativa de compreender se é possível introduzir o estudo do envelhecimento nos planejamentos de ensino. Com base na legislação brasileira que indica a obrigatoriedade do trabalho com o tema nos diferentes níveis de escolarização, lanço um olhar para as possibilidades pedagógicas do trabalho com a temática. A metodologia adotada incluiu a revisão teórica no campo da gerontologia e o estudo de documentos oficiais que dispõem sobre o currículo e/ou sobre o envelhecimento. Além da análise das produções escritas produzidas em uma experiência de observação e prática docente com uma turma de 4º ano, da rede pública estadual de Porto Alegre/RS, durante minha graduação, quando foi abordado o tema ―educação, sociedade e envelhecimento‖. As análises realizadas a partir das produções acima referidas, junto com os demais documentos explorados, corroboram minha crença, fundamentada nos estudos da gerontologia de que envelhecer é um processo inerente à vida humana, o qual pode gerar questões perturbadoras, porém fundamentais para nossas vidas e, portanto, não pode ser um assunto negado nem dentro, nem fora dos muros da escola.
Abstract Speaking of education associated with aging is not only speak of teaching practices for the elderly. It also includes talking about the elderly and the aging process to people of all ages. In this paper, trace a history of gerontological studies linking it to the theoretical analysis and reflective about the school curriculum in an attempt to understand whether it is possible to introduce the study of aging in the planning of education. Based on Brazilian law states that the obligation to work with the subject at different levels of schooling, I cast a look at the pedagogical possibilities of working with the theme. The methodology included a literature review in the field of gerontology and the study of official documents that have over the curriculum and / or on aging. Besides the analysis of written productions produced in one observation and experience of teaching practice with a group of 4th year, in a public school in Porto Alegre / RS, during my graduation, when the theme "education, society and aging" was treated. The analysis performed from the above productions, along with other documents exploited, confirm my belief, based on the study of gerontology that, aging is a process inherent in human life, which can generate disturbing questions, but fundamental to our lives, and which therefore can not be denied an issue inside or outside the school walls.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32079
Arquivos Descrição Formato
000786687.pdf (1.008Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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