Repositório Digital

A- A A+

Discutindo articulações possíveis entre os conhecimentos dos alunos e da professora para promover aprendizagens significativas

.

Discutindo articulações possíveis entre os conhecimentos dos alunos e da professora para promover aprendizagens significativas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Discutindo articulações possíveis entre os conhecimentos dos alunos e da professora para promover aprendizagens significativas
Autor Mancuso, Lívia
Orientador Souza, Nádia Geisa Silveira de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Conhecimento
Relação professor-aluno
Resumo Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das relações entre os conhecimentos dos alunos e aqueles apresentados pelo professor, na tentativa de produzir um conhecimento que seja significativo para as pessoas envolvidas no ato de educar/aprender. Para tal discussão, opera com as noções de sujeito sócio-histórico e de escola como espaço sócio-cultural e de experiências cujas relações podem (re)significar as práticas, os conhecimentos, os comportamentos, enfim, os próprios sujeitos que ali convivem (DAYRELL, 1996; HERNÁNDEZ, 1998; LARROSA, 2002). Nesse sentido, destaca a historicidade do sujeito na produção e aquisição de conhecimentos nas atividades analisadas do Projeto intitulado “Saborear para aprender: múltiplos olhares sobre a questão alimentar”, desenvolvido em uma turma de quarta série no decorrer do Estágio Docente do curso de Pedagogia da UFRGS. A análise do contexto singular da relação com uma turma de alunos, em uma determinada escola, em um momento de planejamento e execução de Projeto, caracteriza-a como um estudo de caso de inspiração etnográfica, o qual é interpretativo, crítico e reflexivo (SARMENTO, 2003). Estes movimentos possibilitam perceber a importância de um planejamento articulado aos saberes dos alunos para (re)posicionar os sujeitos, os conhecimentos, o que talvez crie condições para a produção de outros conhecimentos e práticas escolares.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32080
Arquivos Descrição Formato
000786697.pdf (882.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.