Repositório Digital

A- A A+

Planejamento e transformação : um estudo sobre o pensar docente

.

Planejamento e transformação : um estudo sobre o pensar docente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Planejamento e transformação : um estudo sobre o pensar docente
Autor Xavier, Nina Rosa Ventimiglia
Orientador Collares, Darli
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Planejamento educacional
Prática pedagógica
Professor
[es] Enseñanza
[es] Planeamiento
[es] Transformación
Resumo O presente trabalho apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo realizada com um grupo de professores, do Ensino Médio, que atuam numa escola da rede pública estadual de Porto Alegre. O referencial teórico se encontra fundamentado em Paulo Freire, Jean Piaget e autores que refletem as práxis e a formação docente. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com doze professores, observações, revisão bibliográfica acerca dos aspectos relevantes para o problema investigado e registros do fazer docente e gestor da própria investigadora. A entrevista é voltada para as ações que envolvem conceitos e significados atribuídos pelos professores para planejar e a relação estabelecida entre planejamento e transformação. Os elementos constatados através das análises realizadas oportunizaram refletir sobre as diferentes maneiras que professores contextualizam o planejar, como isso influencia nos significados que atribuem para planejamento e transformação, apontando para os diferentes níveis de construção do ser e fazer profissional que vivenciam, assim como a relevância de participarem, serem ouvidos e respeitados em seus diferentes ritmos de ensinar e aprender na docência.
Resumen El presente trabajo presenta una investigación de carácter cualitativo realizada con un grupo de profesores, de la Enseñanza Media, que actúan en una escuela de la red pública estadual de Porto Alegre. El referencial teórico se encuentra fundamentado en Paulo Freire, Jean Piaget y autores que reflejan las praxis y la formación docente. Los datos han sido colectados a través de entrevistas semiestructuradas, realizadas con doce profesores, observaciones, revisión bibliográfica acerca de los aspectos relevantes para el problema investigado y registros del hacer docente y gestor de la propia investigadora. La entrevista es volcada para las acciones que envuelven conceptos y significados atribuidos por los profesores para planear y la relación establecida entre planeamiento y transformación. Los elementos constatados a través de los análisis realizados han oportunizado reflexionar sobre las diferentes maneras que profesores contextualizan el planear, como eso influencia en los significados que atribuyen para planeamiento y transformación, apuntando para los diferentes niveles de construcción del ser y hacer profesional que vivencían, así como la relevancia de participaren, ser oídos y respetados en sus diferentes ritmos de enseñar y aprender en la docencia.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/32140
Arquivos Descrição Formato
000785779.pdf (587.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.