Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMutti, Regina Maria Varinipt_BR
dc.contributor.authorGobbi, Valeriapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-28T01:17:54Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32162pt_BR
dc.description.abstractEsta tese situa a temática das significações da percepção na apreciação musical, com base nos referenciais piagetiano e peirciano, nos quais foram privilegiadas noções referentes às manifestações simbólicas na música pelos sujeitos que participam de atividades didáticopedagógicas em cursos realizados em contextos diversos que visam à educação musical. Busca-se investigar como se manifestam nos pronunciamentos verbais dos participantes das sessões de apreciação musical desses cursos as percepções livres, entendidas como o sensível, mais diretamente ligadas a impressões variadas dos sujeitos, e elementos do conhecimento específico da área de música, problematizando, assim, o modo como se processa a aquisição dos conhecimentos musicais e a fruição da música, supondo-se que o conhecimento influencia na qualidade da apreciação de alguma forma, que varia para diferentes sujeitos. A metodologia foi constituída com base nos referenciais indicados; considera-se que as apreciações consistem no uso de signos verbais que retomam signos musicais ouvidos, os quais são signos semiológicos, cuja constituição tem um elemento sensorial e elementos de representação mental, cognitivos, que atendem a um processo progressivo de sistematização, com diferenças entre sujeitos que produzem as suas significações. O repertório de cada sessão de apreciação foi estabelecido seguindo um critério que articulou o conhecimento musical a um senso expressivo. O corpus é formado pelas respostas, produzidas por quarenta e oito sujeitos nos seguintes contextos: Galeria de Arte, cursos de graduação em Pedagogia, Licenciatura em Artes e de Música – Licenciatura e Bacharelados, da Universidade de Passo Fundo. Os depoimentos foram apresentados e classificados de modo a mostrar indicadores de percepções predominantemente sensíveis, expressivas e musicais. Concluiu-se que, no tipo de proposta pedagógica de apreciação musical trabalhada, o sensível ressalta-se sempre acompanhado das outras formas, mas não é óbvio dizer que aqueles dotados de conhecimento musical também apresentam o sensível, o que se atribui ao modo como o curso foi dinamizado, com proposta de livre manifestação, aliando a estesia ao cognitivo.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis places thematic of perception significance in musical appreciation; based on Piaget and Peirce references, from which notions referred to symbolic manifestations in music were privileged, by the ones who attend didactic-pedagogical activities, in courses which aim musical education. It was tried to investigate how free perception, understood as the sensible, more directly linked to varied impressions of the subjects, and, also elements of specific knowledge of the musical field, questioning, therefore, the way musical knowledge and the music FRUIÇÃO process, supposing that the knowledge will influence the quality of appreciation in a certain way that varies from subject to subject, manifest, in verbal pronouncements of the musical appreciation sessions in courses carried out in several contexts. The methodology was constituted based on the indicated reference; it is understood that appreciations consist in the use of verbal signs which retake musical signs heard, which are semiology signs, which constitution has a sensorial element and mental representative elements, cognitive which answer to a progressive process of systematization with differences among subjects who produce their meanings. The repertoire of each appreciation session was established from a criterion that articulated musical knowledge allied to an expressive sense. The corpus is formed by answers, produced by (48) fourthin eight subjects, on the following contexts: Art Gallery, graduation courses in Pedagogy, Arts Licentiate and Music – Licentiate and Bachelor’s Degree, to Passo Fundo University. The statements were presented and classified to show indicators of mainly sensible, expressive and musical perceptions. The conclusion was that, in the kind of pedagogical proposal of musical appreciation developed, the sensible stands out always followed by other forms, but it is not obvious to say that those gifted with musical knowledge also presents the sensible. This was due to the way the course was conducted, with a free manifestation proposal, allying the aesthesia to the cognitive.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusicen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectAppreciationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectSemioticsen
dc.titleAs significações da percepção na apreciação musicalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000785799pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples