Repositório Digital

A- A A+

Simulação de atendimento e realização de exames em um laboratório de análises clínicas

.

Simulação de atendimento e realização de exames em um laboratório de análises clínicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Simulação de atendimento e realização de exames em um laboratório de análises clínicas
Autor Goldani, Letícia
Orientador Ribeiro, Jose Luis Duarte
Co-orientador Resende Neto, Armando
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de producao
[en] Capacity planning
[en] Clinical biochemistry laboratory
[en] Discrete event simulation
[en] Simulation in the services sector
Resumo Este trabalho faz uso da simulação de eventos discretos para modelar a rotina de trabalho de um laboratório de análises clínicas, visando prover informações que auxiliem a empresa a otimizar a utilização de seus recursos e reduzir o tempo de espera dos clientes. Enquanto contribuição acadêmica, o trabalho apresenta um roteiro para a simulação de serviços, colaborando para aumentar a exploração desta ferramenta. A modelagem do sistema abrangeu as principais etapas do processo do laboratório e os dados necessários foram obtidos através de observação e registros históricos. Concluiu-se, neste estudo de caso, que há ociosidade na recepção, podendo haver aumento de até 34% na carga de trabalho; e que dois atendentes são necessários nas etapas de coleta e preparação, que suportam assim, respectivamente, aumentos de 60% e 40% na demanda. A modelagem se mostrou representativa e útil à tomada de decisão no laboratório.
Abstract This work uses discrete event simulation to model the operation of a clinical biochemistry laboratory. The goal is to provide information that aids the company to manage its resources and to reduce customers’ waiting time. Academically, this paper contributes to the exploration of simulation in the services sector. The main steps of the process were modeled according to historical and collected data. This case study demonstrates that there is idle time in the reception of clients and that this step of the process can maintain current service levels with an increase of 34% in the demand. In collection, two operators are necessary and they are able to support an increase of up to 60% in demand. In preparation of blood samples, two operators are able to support an increase of up to 40% in demand. Finally, the model revealed itself as useful for decision-making processes regarding capacity planning.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32211
Arquivos Descrição Formato
000785543.pdf (363.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.