Repositório Digital

A- A A+

Políticas educacionais da Bolívia no contexto da ALBA (2006-2009)

.

Políticas educacionais da Bolívia no contexto da ALBA (2006-2009)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Políticas educacionais da Bolívia no contexto da ALBA (2006-2009)
Autor Gonçalves, Laurence Würdig
Orientador Peroni, Vera Maria Vidal
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Bolívia
Política educacional
[es] ALBA
[es] Bolivia
[es] Políticas educacionales
Resumo Esta pesquisa analisa as políticas educacionais da Bolívia no contexto da Alternativa Bolivariana para as Américas, entre o período de 2006 a 2009. As relações destas políticas com a atual conjuntura mundial e da América Latina possuem características singulares em suas proposições políticas e práticas a partir do Estado boliviano. O processo social e político boliviano levou à eleição do Movimento ao Socialismo – Instrumento Político de Soberania dos Povos no ano de 2005 através do líder indígena Evo Morales Ayma. Determinadas políticas educacionais que se diferenciam de governos anteriores da Bolívia, no sentido da ampliação do direito à educação, acontecem ao mesmo tempo em que o indigenismo é priorizado em relação à superação das contradições sociais constituintes do processo de desenvolvimento desigual do capitalismo boliviano.
Resumen Esta investitigación examina las políticas educacionales de Bolívia em el contexto de la Alternativa Bolivariana para las Américas, entre el período de 2006 y 2009. La relación de estas políticas com la actual situación mundial y de la América Latina tienen características singulares com las propuestas, políticas y prácticas del Estado boliviano. El proceso social y político boliviano llevó a la elección del Movimiento al Socialismo de Bolívia – Instrumento Político por la Soberania de los Pueblos em 2005 por el líder indígena Evo Morales Ayma. Determinadas políticas educacionales que se diferencian de los gobiernos anteriores de Bolívia, en términos de aumentar al acceso a la educación, suceden al mismo tiempo que el contenido autóctono se prioriza em relación com la superación de las contradiciones sociales que constituyen el proceso de desarrollo desigual del capitalismo em Bolívia.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/32224
Arquivos Descrição Formato
000785537.pdf (1.429Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.